"Alguém nos EUA se preocupa com a possibilidade de a Europa os abandonar um dia? A resposta é não". Zelensky implacável em Davos

21 jan, 17:29
Volodymyr Zelensky no Fórum Económico Mundial de Davos 2025 (AP Photo/Markus Schreiber)

O presidente do Estado ucraniano abordou a possibilidade de a Europa se tornar cada vez mais irrelevante após a eleição de Donald Trump como presidente dos EUA.

Volodymyr Zelensky teceu esta terça-feira fortes críticas à Europa durante uma intervenção no Fórum Económico Mundial, a realizar-se em Davos.

O chefe de Estado ucraniano abordou a possibilidade de a Europa se tornar cada vez mais irrelevante após a eleição de Donald Trump como presidente dos EUA.

“Será que o presidente Trump vai reparar na Europa? Será que ele vê a NATO como necessária? Será que alguém nos EUA se preocupa com a possibilidade de a Europa os abandonar um dia? A resposta é não”, disse Zelensky, citado pelo Financial Times, que afirmou também que, enquanto a os aliados ocidentais veem nos EUA um parceiro indispensável para a sua segurança, ninguém pensa o mesmo da Europa.

Mencionando a possibilidade de a Europa ter de se desacoplar dos EUA, Zelensky apontou mesmo que os países do Velho Continente podem correr o risco de não participar nas negociações para o fim da guerra na Ucrânia.

“A Europa merece ser mais do que um mero espetador, com os seus líderes reduzidos a um post no X depois de um acordo já ter sido feito. A Europa precisa de moldar os termos desses acordos”, disse o presidente ucraniano, que apoiou a proposta de Trump para que os países gastem 5% do seu PIB em defesa.

“Se forem necessários 5% do PIB para cobrir a defesa, então que assim seja”.
 

Europa

Mais Europa