Red Bull despede Jüri Vips após investigação sobre linguagem racista

28 jun 2022, 17:53
Juri Vips

Piloto estónio tinha sido suspenso há uma semana após situação que aconteceu na plataforma Twitch

A Red Bull Racing despediu o piloto Jüri Vips, na sequência de uma investigação à utilização de linguagem considerada racista durante um direto na plataforma Twitch por parte do estónio, na passada terça-feira, dia 21.

«Na sequência da investigação a um incidente online que envolveu Juri Vips, a Oracle Red Bull Racing terminou o contrato do Jüri, como seu piloto de testes e de reserva. A equipa não tolera qualquer forma de racismo», refere a formação austríaca, sem mais, em comunicado oficial, esta tarde.

Vips, de 21 anos, fora suspenso na passada terça-feira pela Red Bull, horas depois do sucedido na Twitch. Em causa está o facto de Vips ter proferido um insulto normalmente associado a pessoas negras, a designada n-word (ou nigger), durante uma sessão de videojogo transmitida na plataforma.

«A Red Bull Racing suspendeu o piloto júnior Jüri Vips de todos os deveres da equipa com efeitos imediatos, pendente de uma investigação completa ao incidente. Como uma organização, nós condenamos abusos de qualquer tipo e temos uma política de tolerância zero quanto à linguagem ou comportamento racista dentro da nossa organização», referiu a equipa, em comunicado, há uma semana.

Vips, de 21 anos, era até ao momento piloto da academia Red Bull, competindo na Fórmula 2 pela Hitech Grand Prix. Logo após a suspensão de há uma semana, que conheceu agora desfecho com a Red Bull, Vips tinha pedido desculpa através das redes sociais.

«Eu desejo, sem reservas, pedir desculpa pela linguagem ofensiva utilizada durante uma transmissão. Esta linguagem é inaceitável não traduz os valores e princípios que tenho comigo. Arrependo-me profundamente das minhas ações e não é o exemplo que quero deixar. Vou cooperar com a investigação», apontou.

Vips já tinha estado esta época, em maio, na primeira sessão de treinos livres da Red Bull, no Grande Prémio de Espanha, substituindo o mexicano Sergio Pérez.

Relacionados

Mais Lidas

Patrocinados