Piloto da Ferrari soltou a festa em Itália, superando Norris e Piastri, da McLaren
Leclerc conquistou, na tarde deste domingo, o Grande Prémio de Monza, em Itália. A jogar em casa, a Ferrari celebrou a terceira conquista neste Mundial, depois de Sainz na Austrália e de Leclerc no Mónaco.
É a sétima vitória na carreira para o monegasco, o quarto piloto a conseguir mais do que um triunfo este ano, juntando-se a Verstappen, Hamilton e Norris.
Recorde, aqui, a história desta corrida.
O arranque não foi famoso para Lando Norris, que havia garantido a «pole». Assim, o britânico da McLaren foi ultrapassado pelo colega Óscar Piastri e pelo «rival» Leclerc.
Entre paragens e ajustes estratégicos, Carlos Sainz, da Ferrari, liderou a corrida, ainda que momentaneamente. Aquando da 24.ª volta, Piastri retomou o primeiro lugar, na companhia de Norris e Leclerc.
A 20 voltas – 33 de 53 – da bandeira axadrezada, a McLaren acabou por complicar a tarefa de Lando Norris. Ao optar por pneus duros, a segunda visita às «boxes» deixou o britânico em 6.º e atrás de Verstappen. Por isso, Norris perdeu muito tempo para voltar à disputa pelo triunfo.
Seis voltas volvidas, foi a vez de Piastri parar, beneficiando Leclerc, que agarrou a liderança, algo que não viria a mudar até final. Apesar da pressão do piloto da McLaren, o monegasco da Ferrari geriu os pneus – em sofrimento – e soltou a euforia no circuito de Monza.
History made - AGAIN! 🏁
The moment Charles scored Ferrari's 21st win at home 📸#F1 #ItalianGP pic.twitter.com/eSkQq5uoiB
— Formula 1 (@F1) September 1, 2024
Let the party BEGIN 🥳#F1 #ItalianGP pic.twitter.com/LDTVN38n0o
— Formula 1 (@F1) September 1, 2024
O top-10 ficou completo com Piastri, Norris, Sainz, Hamilton, Verstappen, Russell, Pérez, Albon e Magnussen. Apenas Tsunoda desistiu, após colisão com Hülkenberg no arranque do Grande Prémio.
Uma vez que Norris arrecadou a volta mais rápida, o Grande Prémio em Monza permite a aproximação a Verstappen na classificação geral. O britânico leva 241 pontos, enquanto o neerlandês acumula 304. A fechar o pódio está Leclerc, com 217.
Quanto às contas nos construtores, a Red Bull permanece na liderança (446), seguida por McLaren (438) e Ferrari (407).
Segue-se o Grande Prémio de Baku, no Azerbaijão, entre 13 e 15 de setembro.
Arrepiante 🥹#sporttvportugal #F1nasporttv #F1 #ItalianGP #Leclerc #Scuderiaferrari pic.twitter.com/2aEX5uxWn2
— sport tv (@sporttvportugal) September 1, 2024
[Artigo atualizado]