Qualificação decorre na manhã deste domingo, corrida arranca pelas 15h30
A qualificação para a corrida do Grande Prémio do Brasil foi adiada para as 10h30 deste domingo (07h30 locais), anunciou na noite deste sábado a FIA.
Durante a tarde, pelas 14h30 locais (17h30 em Portugal Continental), a meia-hora do arranque da qualificação, a chuva tornou-se persistente sobre o asfalto do Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (São Paulo). Em simultâneo, trovões e relâmpagos obrigaram os pilotos a resguardarem-se.
Entre horas de espera, a FIA optou por adiar definitivamente a sessão de qualificação, até porque a luz natural era escassa pelas 16h45 locais. Além disso, a previsão meteorológica apontou para a persistência da chuva.
«A decisão foi tomada devido à falta de visibilidade. Há muita água parada em partes do circuito, o que torna as condições perigosas. (…) A segurança dos pilotos, membros das equipas, voluntários, oficiais e espectadores é a nossa prioridade», lê-se no comunicado da FIA.
Uma vez que o horário da qualificação foi alterado, a partida para o GP Brasil foi antecipada para as 15h30 de Portugal Continental.
UPDATED SUNDAY SCHEDULE ⏰
— Formula 1 (@F1) November 2, 2024
After consultation with the stewards, Qualifying for the São Paulo Grand Prix will take place at 07:30 local time on Sunday morning ahead of the Grand Prix at 12:30 local.#F1 #BrazilGP pic.twitter.com/6sYawDri0P
Este sábado, antes da chuva, Land Norris (McLaren) foi primeiro na corrida sprint, seguido pelo colega Piastri e por Leclerc (Ferrari). De recordar que Max Verstappen, da Red Bull, foi penalizado.
[artigo atualizado]