Fórmula 1: Max Verstappen vence corrida que acabou com safety car

11 set 2022, 15:24
Max Verstappen

GP Itália resolvido de forma pouco emocionante

Max Verstappen venceu neste domingo o GP de Itália, 16.ª prova do Mundial, que terminou com o pelotão alinhado atrás do safety car depois de Ricciardo ter tido problemas mecânicos a seis voltas do final. Foi a primeira vitória do neerlandês da Red Bull em Monza, onde não foi feita justiça àquela que é considerada a pista mais rápida do Mundial.

Charles Leclerc (Ferrari) foi o segundo classificado e George Russell (Mercedes) completou o pódio, num resultado que permite ao neerlandês reforçar a liderança do Mundial.

O piloto monegasco da Ferrari partiu da pole position e ainda liderou a corrida durante boa parte, mas prevaleceu a estratégia de Verstappen, que foi mais tarde às boxes, optou por uma estratégia com menos uma paragem e controlou dessa forma a corrida de forma tranquila.

Ainda assim, o abandono de Ricciardo fazia antever um final de corrida entusiasmante, com Leclerc a aproveitar a entrada do safety car para se colar ao homem da Red Bull. No entanto, para insatisfação dos tifosi, que assobiaram nas bancadas, o McLaren do piloto australiano não foi removido da pista antes de completada a 53.ª volta.

Atrás de Verstappen, ficaram Leclerc e Russell, completando o pódio, seguidos de Carlos Sainz (Ferrari) e Lewis Hamilton, que completaram o top-5.

Este foi o 11.º triunfo de Max Verstappen neste Campeonato do Mundo, que o piloto da Red lidera de forma confortável com 335 pontos, mais 116 do que Leclerc, que subiu ao segundo lugar por troca com Sergio Pérez, que foi apenas sexto em Monza.

Patrocinados