Se falhar um pagamento, esta patente da Ford pode deixar o seu carro parado

9 mar 2023, 08:31
Ford (AP Photos)

Em causa está a suspensão remota de funcionalidades como o uso do ar condicionado, rádio, cruise control, acelerador ou mesmo o motor. No entanto, a marca esclarece que não pretende utilizar esta tecnologia

A Ford solicitou uma patente tecnológica que poderá suspender determinadas funcionalidades caso um cliente entre em incumprimento no crédito automóvel.

Se um cliente não conseguir pagar a prestação relativa ao seu automóvel, independentemente do motivo, a fabricante poderá suspender remotamente funcionalidades como o uso do ar condicionado, rádio, podendo ainda trancar o veículo ou ativar um alarme sonoro.

De igual forma, funcionalidades como o cruise control ou janelas automáticas também podem ser desativadas caso o condutor não reconheça ter conhecimento do aviso de pagamento em atraso, através de mensagens nos ecrãs. Em última instância, a Ford poderá mesmo desativar chaves, fechaduras, o acelerador, ou mesmo o motor do veículo.

Por outro lado, segundo porta-voz da fabricante norte-americana, a marca não pretende usar esta tecnologia, sendo que a referida patente representa apenas um de vários outros pedidos. A Ford esclareceu que, só em 2022, foram concedidas mais de 1.300 patentes à marca enquanto incentivo a uma “cultura de inovação”, sendo a sua submissão uma prática comum. Por este motivo, a Ford ressalva que as patentes não são, necessariamente, um indicador de novos negócios ou produtos sob consideração.

Ainda assim, o pedido surge numa altura em que o incumprimento no crédito automóvel tem estado a aumentar desde o período pandémico. Dados citados pela Bloomberg indicam que, em janeiro, os incumprimentos atingiram o valor mais elevado desde 2006.

Apesar do uso deste tipo de tecnologia, enquanto ferramenta de apoio à penhora automóvel, ainda não ser prática comum, já existem fabricantes a vedar o acesso a funcionalidades no próprio automóvel, apesar destas estarem incluídas por defeito.

Relacionados

Empresas

Mais Empresas

Mais Lidas

Patrocinados