O SUV elétrico concetual BMW Flow pode mudar de tom com o premir de um botão, passando de branco a cinzento ou preto, e vice-versa, em instantes. Embora não vá além dos tons de cinzento e, mesmo assim, não tenha a subtileza nem a profundidade de uma pintura real, o efeito é surpreendente.
O truque não é feito com tinta, mas com uma película cortada à medida para os painéis da carroçaria do SUV. A película tem o mesmo tipo de tecnologia de tinta eletrónica usada nos leitores eletrónicos. Os painéis coloridos foram cortados à medida para corresponderem à forma dos painéis da carroçaria do SUV e, depois, fios elétricos são anexados a cada secção.
A superfície dos painéis tem milhões de pequenas cápsulas, cada uma contendo pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva. As correntes elétricas trazem um dos pigmentos à superfície, criando as diferentes tonalidades. Concluída a mudança de cor, os painéis mantêm o tom sem ser necessária mais carga elétrica.
O SUV pode ficar num só tom ou com tons diferentes em zonas diferentes. Até as rodas podem mudar de cor.
Adrian van Hooydonk, chefe de design da BMW, descreveu o BMW iX Flow como "um projeto avançado de pesquisa e design".
A BMW não anunciou qualquer plano para aplicar este tipo de tecnologia num veículo de produção. A fabricante citou certas vantagens de poder mudar o tom de um veículo a qualquer momento.
Antes de mais, podemos apenas senti-lo.
“Isto dá ao condutor a capacidade de exprimir diferentes facetas da sua personalidade ou até mesmo o prazer de mudar exteriormente, e redefinir isso de cada vez que entram no carro”, disse Stella Clarke, líder de projeto do iX Flow, numa declaração da BMW.
Em segundo lugar, pode tornar o veículo mais eficiente em termos de combustível e mais confortável. Nos dias quentes, uma carroçaria branca pode refletir o calor, mantendo o conforto da temperatura do habitáculo e reduzindo a necessidade de ar condicionado. Por outro lado, uma carroçaria preta absorve mais calor e ajuda a manter o habitáculo aquecido nos dias frios, reduzindo a necessidade de aquecimento e ventilação.
Por outro lado, se fosse feito para produção, o custo de reparação dos danos na carroçaria poderia ser tão impressionante quanto os efeitos de cor.