Este BMW muda de cor e o "segredo" foi revelado

CNN , Peter Valdes-Dapena
15 jan, 07:00
BMW que muda de cor
BMW que muda de cor

PUB

O SUV elétrico concetual BMW Flow pode mudar de tom com o premir de um botão, passando de branco a cinzento ou preto, e vice-versa, em instantes. Embora não vá além dos tons de cinzento e, mesmo assim, não tenha a subtileza nem a profundidade de uma pintura real, o efeito é surpreendente.

O truque não é feito com tinta, mas com uma película cortada à medida para os painéis da carroçaria do SUV. A película tem o mesmo tipo de tecnologia de tinta eletrónica usada nos leitores eletrónicos. Os painéis coloridos foram cortados à medida para corresponderem à forma dos painéis da carroçaria do SUV e, depois, fios elétricos são anexados a cada secção.

PUB

A superfície dos painéis tem milhões de pequenas cápsulas, cada uma contendo pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva. As correntes elétricas trazem um dos pigmentos à superfície, criando as diferentes tonalidades. Concluída a mudança de cor, os painéis mantêm o tom sem ser necessária mais carga elétrica.

O SUV pode ficar num só tom ou com tons diferentes em zonas diferentes. Até as rodas podem mudar de cor.

PUB
PUB
PUB

Adrian van Hooydonk, chefe de design da BMW, descreveu o BMW iX Flow como "um projeto avançado de pesquisa e design".

A BMW não anunciou qualquer plano para aplicar este tipo de tecnologia num veículo de produção. A fabricante citou certas vantagens de poder mudar o tom de um veículo a qualquer momento.

Antes de mais, podemos apenas senti-lo.

“Isto dá ao condutor a capacidade de exprimir diferentes facetas da sua personalidade ou até mesmo o prazer de mudar exteriormente, e redefinir isso de cada vez que entram no carro”, disse Stella Clarke, líder de projeto do iX Flow, numa declaração da BMW.

Em segundo lugar, pode tornar o veículo mais eficiente em termos de combustível e mais confortável. Nos dias quentes, uma carroçaria branca pode refletir o calor, mantendo o conforto da temperatura do habitáculo e reduzindo a necessidade de ar condicionado. Por outro lado, uma carroçaria preta absorve mais calor e ajuda a manter o habitáculo aquecido nos dias frios, reduzindo a necessidade de aquecimento e ventilação.

PUB
PUB
PUB

Por outro lado, se fosse feito para produção, o custo de reparação dos danos na carroçaria poderia ser tão impressionante quanto os efeitos de cor.

Uma newsletter para conversarmos - Decisão 22

Envie-nos as suas questões e sugestões de temas, responderemos pela caixa do correio

Saiba mais

Automóvel

Mais Automóvel

Patrocinados