Furacão Helene já fez três mortos nos EUA. Autoridades preveem inundações “catastróficas”

CNN Portugal , MJC
27 set, 07:20
Furacão Helene chega à Flórida, EUA (AP)

Flórida e Georgia são as regiões mais afestadas. Muitos residentes abandonaram as suas casas, depois de protegerem as janelas com tábuas de madeira

O furacão Helene já fez pelo menos três mortos na sua chegada à costa dos Estados Unidos. Na Flórida, uma pessoa morreu quando uma placa caiu e atingiu o carro que dirigia de Ybor City em Tampa, e, na Geórgia, duas pessoas morreram quando foram apanhadas num tornado relacionado com o sistema de tempestades do furacão Helene em Alamo, segundo a CNN Internacional.

O furacão inundou a comunidade costeira de Clearwater, na Flórida, EUA, como nunca antes, disse o presidente da câmara Bruce Rector, citado pela CNN. Todas as estradas da cidade ficaram submersas, explicou, citando relatórios da polícia e do corpo de bombeiros. Os aeroportos da região estão encerrados.

“Estamos a cerca de 100 milhas do centro da tempestade e ainda tivemos uma subida record, quase um metro acima do record anterior”, disse Rector. “Isso causou inundações sem precedentes na nossa comunidade costeira”, acrescentou.

Muitos residentes abandonaram as suas casas, depois de protegerem as janelas com tábuas de madeira. A maioria das empresas também está encerrada. No entanto, Rector disse que recebeu telefonemas de moradores que decidiram ficar, descrevendo o quão preocupados ficaram quando a água chegou à sua porta. Cerca de 40 pessoas foram resgatadas no Condado de Pasco, de acordo com o Gabinete do xerife. 

Mais de 1,5 milhão de pessoas estão sem energia na Flórida, Geórgia e Carolinas, de acordo com o PowerOutage.US.

O furacão Helene atingiu a costa da Florida, com ventos de 195 quilómetros por hora, estando previstas inundações “catastróficas”, alertaram as autoridades, pedindo à população que não ignore os alertas. Nesta região, “ninguém viu uma tempestade desta magnitude”, afirmou o governador da Florida, Ron DeSantis, sublinhando o risco de queda de árvores.

O furacão chegou à Flórida com categoria três numa escala até cinco, segundo o American Hurricane Center, mas doi diminuindo a sua intensidade e neste momento já está no nível um.

O furacão Helene está a mover-se rapidamente para nordeste, mudando o centro da tempestade para o centro e norte da Geórgia na manhã de sexta-feira. Depois disso, o Helene deve virar para noroeste e desacelerar sobre o Vale do Tennessee durante a tarde de hoje e no sábado.

Na quarta-feira, a NASA e a SpaceX adiaram o lançamento da missão tripulada Crew-9 para o próximo sábado devido ao furacão Helene. 

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados