Partido conservador vence eleições na Finlândia. Sanna Marin já assumiu a derrota

2 abr 2023, 21:18
Petteri Orpo (Antti Aimo-Koivisto/AP)

Sanna Marin não exclui a possibilidade de uma eventual coligação entre os sociais-democratas e o Partido da Coligação Nacional de Petteri Orpo

O Partido da Coligação Nacional, liderado por Petteri Orpo, reivindicou este domingo a vitória nas eleições parlamentares da Finlândia. Sanna Marin, a atual primeira-ministra do país, já admitiu a derrota e felicitou o adversário.

Com a totalidade dos votos já contabilizados e disponíveis para consulta no site do Ministério da Justiça da Finlândia, o Partido da Coligação Nacional (Kokoomus, em finlandês) assume o primeiro lugar do pódio com 20,8% desta fatia, seguido do nacionalista Partido dos Finlandeses, com 20,1%. O Partido Social-Democrata da Finlândia, encabeçado por Sanna Marin, fica-se pelo terceiro lugar, com 19,9% dos votos. 

Ainda o processo de contagem de votos decorria e já Petteri Orpo declarava perante os seguidores: "Temos o maior número de deputados". De facto, o Kokoomus acabou por garantir 48 dos 200 lugares do parlamento finlandês, seguido de perto pelo Partido dos Finlandeses, com 46. 

"Com base neste resultado, as negociações para formar um novo governo na Finlândia vão ser iniciadas sob a liderança do Partido da Coligação Nacional", disse o líder partidário. 

Também Sanna Marin reconheceu a vitória do bloco conservador e felicitou Orpo, admitindo ainda a possibilidade de uma eventual coligação entre ambos os partidos.  

"Apesar de não ter terminado em primeiro lugar, continua a ser uma conquista muito positiva. Temos bons motivos para estar satisfeitos com este resultados", afirmou a primeira-ministra, referindo-se aos 43 deputados garantidos pelo partido social-democrata no parlamento - mais três do que os atuais 40. "A democracia falou, o povo finlandês atribuiu os seus votos, e a celebração da democracia é sempre uma coisa maravilhosa". 

Europa

Mais Europa

Patrocinados