Dois casais, um português e vários recordes: 10 curiosidades sobre os Óscares deste ano

25 mar 2022, 08:00
Judi Dench, Jude Hill e Ciarán Hinds em "Belfast"

Spielberg é um dos realizadores mais nomeados de sempre, Denzel Washington já vai na décima nomeação e entre as mulheres é Jane Campion a fazer história

A cerimónia de entrega dos Óscares, os prémios da Academia de Hollywood, acontece na madrugada de domingo para segunda-feira. "O Poder do Cão", "Dune-Duna", "West Side Story" e "Belfast" estão entre os filmes mais nomeados - veja AQUI a lista completa.

1. O poder de Jane Campion

Jane Campion é a primeira mulher a ser nomeada duas vezes para melhor realizadora. Em 1993, esteve nomeada com “O Piano”, este ano traz "O Poder do Cão". O filme, disponível na Netflix, está nomeado para 12 Óscares e tem grandes hipóteses de ser um dos vencedores da noite.

A realizadora neo-zelandesa, atualmente com 67 anos, é apenas a terceira mulher a realizar dois filmes nomeados para Melhor Filme. Antes dela, só Kathryn Bigelow ("Estado de Guerra" e "00:30: A Hora Negra") e Greta Gerwig ("Lady Bird" e "Mulherzinhas”).

Esta é também apenas a terceira vez vez que há dois filmes realizados por mulheres entre os nomeados a Melhor Filme: “O Poder do Cão” e “CODA - No Ritmo do Coração”, de Sian Heder. Isto só tinha acontecido em 2010 e 2020.

2. Há um português entre os nomeados deste ano

O português Luís Sequeira está nomeado pelo guarda-roupa de "Nightmare Alley – Beco das Almas Perdidas”. Depois da surpresa de 2018, quando foi nomeado por "A Forma da Água", Luís Sequeira está novamente nomeado para os Óscares e outra vez com um filme do realizador mexicano Guillermo del Toro.

Neste momento em exibição nos cinemas, "Nightmare Alley – Beco das Almas Perdidas” é um filme com Bradley Cooper, Toni Collette, David Strathairn, Rooney Mara, Richard Jenkins e Cate Blanchett. Está nomeado também nas categorias de Melhor Filme, Fotografia e Design de Produção.

3. Steven Spielberg é o melhor realizador de sempre?

“West Side Story” é o 12º filme de Steven Spielberg a estar nomeado para Melhor Filme.

Este número só é suplantado por William Wyler, com 13 filmes nomeados na categoria principal, entre os quais os clássicos "Os Melhores Anos das Nossas Vidas" (em 1947) e "Ben Hur" (em 1960).

Mas Spielberg tem outras estatísticas a seu favor: no total os seus filmes já conseguiram 138 nomeações. 

Além disso, ele é o único realizador a ser nomeado na categoria de Realização em seis décadas diferentes: a primeira vez foi em 1977, com “Encontros Imediatos do Terceiro Grau” e, depois disso, foi nomeado em todas as décadas: "Salteadores da Arca Perdida" (1981), "E.T." (1982), "A Lista de Schindler" (1993), "Em Busca do Soldado Ryan" (1998), "Munique" (2005), "Lincoln" (2012) e agora "West Side Story" (mas só ganhou o Óscar de Realização por duas vezes, nos anos 90).

Com estes filmes, Steven Spielberg é o terceiro mais nomeado de sempre na categoria de realização, a par de Billy Wilder (ambos com oito nomeações). Nos primeiros lugares temos William Wyler (com 11 nomeações) e Martin Scorsese (com nove). 

4. Há dois casais entre os nomeados 

Kirsten Dunst e Jesse Plemons, que são um casal na vida real e que também interpretam um casal no filme “O Poder do Cão”, estão nomeados nas categorias de Atriz Secundária e Ator Secundário. 

Há um outro casal entre os nomeados: Javier Bardem e Penélope Cruz estão ambos nomeados nas categorias principais de interpretação. Bardem em “Being The Ricardos” e Cruz por “Mães Paralelas”. 

5. Kenneth Branagh: o verdadeiro homem dos sete ofícios

Kenneth Branagh é a primeira pessoa a conseguir nomeações em sete categorias diferentes. Já tinha sido nomeado como Realizador e Ator ("Henrique V", 1989), Ator Secundário ("A Minha Semana com Marilyn", 2012), Argumento Adaptado ("Hamlet", 1996) e Curta-Metragem de Ficção ("Swan Song", 1993) . Com “Belfast”, este ano, soma mais duas categorias: Melhor Filme e Argumento Original.

Até aqui, o recorde eram seis categorias, número alcançado por Walt Disney, George Clooney e Alfonso Cuarón.

6. Judi Dench: (quase) a mais velha

Judi Dench, com 87 anos, iguala Gloria Stuart (de “Titanic”) como a atriz mais velha nomeada para o Óscar de Atriz Secundária. Mas, na verdade, Gloria Stuart era uns dias mais velha do que Dench quando foi nomeada.

Entre os homens, o recorde é de Christopher Plummer, que tinha 88 anos quando, em 2018, foi nomeado pela sua interpretação em "Todo o Dinheiro do Mundo".

7. Duas atrizes nomeadas com o mesmo papel

As atrizes Jessie Buckley (na foto) e Olivia Colman estão nomeadas pelo mesmo papel no mesmo filme "A Filha Perdida": interpretam a protagonista em nova (Buckley, nomeada como Atriz Secundária) e em mais velha (Colman, Melhor Atriz).

Não é a primeira vez que isto acontece. Já aconteceu com Kate Winslet e Gloria Stuart em "Titanic," e com Kate Winslet e Judi Dench em "Iris."

Há ainda outro caso especial: se Ariana DeBose ganhar o Óscar de Atriz Secundária pela sua interpretação de Anita em "West Side Story", será a primeira vez que duas atrizes recebem um Óscar pelo mesmo papel, na versão original e no remake de um filme: Rita Moreno foi a vencedora em 1961. 

8. Melhores Atores em filmes mais ou menos

Entre os nomeados a Melhor Ator há apenas dois - Will Smith (na foto) e Benedict Cumberbatch - que participam em algum dos dez filmes nomeados na categoria principal. Will Smith está nomeado por "King Richard - Para Além do Jogo" e Benedict Cumberbatch por "O Poder do Cão".

Nas mulheres, a situação é ainda mais curiosa: nenhuma das nomeadas para Melhor Atriz participa num dos títulos nomeados a Melhor Filme. 

9. Denzel Washington e os Óscares ainda #sowhite

Denzel Washington ("A Tragédia de Macbeth") recebeu a sua décima nomeação para os Óscares, o que faz dele a pessoa negra com mais nomeações em toda a história da Academia de Hollywood. 

Depois da polémica sobre os #oscarssowhite, em 2015, quando todos os 20 nomeados nas quatro categorias de interpretação eram brancos, a Academia tem estado mais atenta à diversidade mas os resultados, este ano, ficam muito aquém do desejado. Nas categorias de interpretação, Denzel Washington ("A Tragédia de Macbeth"), Ariana DeBose ("West Side Story"), Will Smith e Aunjanue Ellis ("King Richard - Para Além dos Sonho") são os únicos negros nomeados.

Nas categorias secundárias, o destaque vai para Paul Tazewell, que criou os figurinos para  “West Side Story" e é o primeiro homem negro a estar nomeado nesta categoria. Em 2019, Ruth E. Carter foi a primeira pessoa negra a ganhar um Óscer pelos Figurinos que criou para “Black Panther.”

10: As muitas línguas dos Óscares

A cerimónia deste ano terá diversidade de línguas. Troy Kotsur (na foto) é apenas a segunda pessoa surda e o primeiro homem surdo a estar nomeado pela sua interpretação. Recorde-se que Marlee Matlin, que também entra em "CODA - No Ritmo do Coração", ganhou um Óscar em 1987 pelo seu papel em “Filhos de um Deus Menor”. 

O filme dinamarquês "Flee - A Fuga" está nomeado para Filme Internacional, Filme de Animação e Documentário. É a primeira vez que um filme consegue nomeações nestas três categorias.

Nomeado para Melhor Argumento Original, "A Pior Pessoa do Mundo" é o primeiro filme norueguês a estar nomeado fora das categorias de Filme Internacional ou Documentário. 

"Drive Car - Conduz o Meu Carro" é o primeiro filme japonês a estar nomeado para mais do que uma categoria. Concorre para Melhor Filme, Filme Internacional, Realização e Argumento Adaptado.

Relacionados

Artes

Mais Artes

Patrocinados