Erupção de vulcão no sudeste das Filipinas provoca coluna de cinzas de um quilómetro

Agência Lusa , AM
5 jun, 13:36
Vulcão nas Filipinas (Associated Press)

Não há registo de feridos ou mortos

Um vulcão no sudeste das Filipinas entrou este domingo em erupção, provocando uma coluna de cinzas com um quilómetro de altura, segundo o Instituto Filipino e Vulcanologia (Phivolcs), que emitiu um alerta às populações.

Foram registadas explosões no vulcão Bulusan, que está a cerca de 500 quilómetros a sudeste de Manila, durante 17 minutos este domingo, segundo as autoridades filipinas, que já tinham registado atividade sísmica anormal na região nos últimos dias.

O Phivolcs revelou que foram registados 77 terramotos com origem vulcânica nas 24 horas anteriores à erupção.

A nuvem provocada pela erupção cobriu de cinzas as povoações de Juban e Casiguran, na província de Sorsogon, e foi emitido um alerta às populações de nível 1, numa escala em que 5 é o de maior perigo.

A coluna de fumo do vulcão Bulusan (Associated Press)

Não há registo de feridos ou mortos e as autoridades filipinas disseram não ser expectável, neste momento, uma erupção de maiores dimensões.

O arquipélago das Filipinas está situado sobre o Anel de Fogo do Pacífico, uma região com intensa atividade sísmica, e tem 23 vulcões ativos.

O Bulusan é um dos vulcões mais ativos do país.

A maior erupção registada até hoje nas Filipinas foi a do vulcão Pinatubo em junho de 1991, em que morreram 850 pessoas.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados