Sete países, sete festas de Natal tradicionais

CNN , Shivani Vora
24 dez 2022, 13:00

O Natal é celebrado de muitas formas em muitas regiões do globo e a gastronomia que marca as festas é tão diversa como as pessoas que o celebram.

As tradições alimentares são reconfortantes numa altura em que muitos de nós tivemos mais um ano desafiante devido à pandemia. E os pratos de Natal são particularmente especiais em muitas casas.

A refeição típica de Natal pode ser diferente consoante as regiões, mas a ideia de se deliciar com um banquete, seja no próprio dia ou na noite anterior, não é.

Veja como os locais celebram o Natal através da gastronomia em sete países. Questionámos os especialistas de hotelaria sobre estas tradições e estes partilharam a sua perspetiva sobre o que é típico para eles, bem como para as suas famílias e amigos.

Em França, um tronco de Natal remata docemente uma lauta refeição de Natal. (Shutterstock)

França

Os franceses desfrutam da sua lauta refeição de Natal no dia 24 de dezembro, diz François Payard, o famoso chef de pastelaria que cresceu em Nice e agora vive em Nova Iorque.

Os locais sentam-se para jantar por volta das 20:00 e saboreiam um primeiro prato de frutos do mar. Isso geralmente significa lagosta thermidor - um assado do crustáceo cozido misturado com mostarda, gemas de ovo e brandy – ou scampi de camarão.

Depois, passa-se para um galo capão, que é conhecido pela sua maciez, e um medley de acompanhamentos, incluindo puré de batata e castanhas salteados com manteiga e cobertos de sálvia. "As castanhas são essenciais em qualquer refeição de Natal para nós", diz Payard.

Tortellini in brodo faz parte de muitas festas de Natal italianas (Shutterstock)

Itália

À semelhança de França, os italianos celebram o Natal com a sua maior festa na véspera do grande dia. Luca Finardi, o diretor geral do Mandarin Oriental Milan, diz que os locais costumam assistir à Missa do Galo e desfrutar de uma refeição sumptuosa antes de irem à igreja.

Salmão fumado com crostini amanteigado ou bacalhau salgado defumado é o precursor da refeição principal. Os italianos de zonas costeiras como a Costa Amalfitana podem começar com um crudo, como robalo com ervas aromáticas e sal marinho, diz Finardi.

Segue-se tortellini in brodo - massa recheada banhada num caldo quente de frango e queijo parmesão - o último dos quais deve vir da região homónima em Itália.

Para a refeição principal, os italianos do norte tendem a ter peru recheado, enquanto os de áreas à beira-mar podem regalar-se com um grande robalo assado com batatas assadas e legumes.

"O que não falta em todo o país é o panettone - um pão doce típico", diz Finardi. "O segredo é aquecê-lo apenas alguns minutos." Espumante, uma espécie de champanhe, é a bebida de eleição.

Quanto à famosa refeição de Natal italiana da festa dos sete peixes, Finardi diz que se limita principalmente à região da Campânia, que inclui a Costa Amalfitana e Nápoles.

O Dia de Natal tem mais a ver com a ligação com a família e menos com a comida, diz Finardi. "Comemos restos e recuperamos do dia anterior."

O pudim de Natal, às vezes flamejante com brandy, termina a tradicional festa de Natal inglês (Shutterstock)

Inglaterra

Os britânicos normalmente não se deliciam com a sua grande refeição de Natal na véspera. "O dia 24 é para cozinhar com a família e ir ao pub local beber um copo", diz Nicola Butler, proprietária da empresa de viagens de luxo sediada em Londres, a NoteWorthy.

As verdadeiras festividades começam na manhã de Natal com uma taça de champanhe e um pequeno-almoço de salmão fumado e picadinho, revela. Mais tarde, nesse dia, depois do discurso anual de Natal da rainha ser transmitido, agora do rei Carlos III, é hora do jantar.

Ou seja, peru ou rosbife e uma série de acompanhamentos, como cherovias e cenouras assadas, ervilhas amanteigadas e couve-de-bruxelas. Algumas famílias incluem Yorkshire Pudding, um saboroso assado com farinha, ovos e leite feito com carne suculenta.

Sobremesa é pudim de Natal, que na verdade é um bolo escuro e denso feito com frutos secos, especiarias e geralmente um pouco de brandy. "Bebemos muito vinho para acompanhar a comida", diz Butler.

Os biscoitos de mel de Natal fazem parte de uma típica propagação das festas gregas (Shutterstock)

Grécia

Maria Loi, a célebre chef grega, diz que as celebrações das festas do país começam na véspera de Natal por volta das 19:00.

"As famílias sentam-se à volta da lareira e comem um pão de trigo especial que fazemos apenas no Natal", revela. "Algumas famílias também comem salsichas de porco. É a única [ocasião] em que os gregos comem carne de porco porque essa carne não é comum na nossa cozinha."

Depois de assistirem a uma comunhão sagrada no dia de Natal, os gregos vão para casa para uma festa de gastronomia todo o dia, diz Loi.

Bolachas caseiras de mel com nozes ou amêndoas surgem primeiro seguidas de sopa de galinha com orzo. Algumas horas depois, passa-se a um frango assado recheado com castanhas ou variações de pratos de porco grelhados ou assados. Acompanhamentos como verduras silvestres salteadas, alface romana finamente cortada com cebolinha e queijo feta, e batatas de limão assadas acompanham a entrada.

A sobremesa é leve e pode ser maçãs assadas com mel e nozes ou iogurte grego coberto com mel. Para beber, Loi diz que os gregos preferem o vinho tinto.

Posole é uma forma tradicional de começar uma refeição mexicana de Natal (Shutterstock)

México

Os mexicanos começam as festividades de Natal a 24 de dezembro, de acordo com Pablo Carmona e Josh Kremer, coproprietários da Paradero Hotels, que está a abrir uma localização em Todos Santos, na costa oeste do país.

"As famílias começam por partir uma pinhata que contém todo o tipo de doces feitos localmente com sabores de chili e tamarindo", diz Kremer. O jantar segue geralmente entre as 19:00 e as 22:00.

A refeição começa com posole - um guisado com maçarocas de milho e carne de porco ou carne de vaca que é acompanhado por até 20 condimentos como salsa, coentro, malaguetas e queijos variados.

Num aceno à influência americana no México, a entrada - pelo menos para Carmona e Kremer - é um peru com todas as guarnições como puré de batata e feijão verde.

O fim doce é frequentemente um flan cremoso mais morangos e natas. Mas a refeição não está completa sem tequilas e mezcals para acompanhar a comida.

No dia 25, muitos mexicanos aquecem as sobras da noite anterior. "Estamos cansados, por isso não nos preocupamos em cozinhar", diz Carmona.

Tamales caseiros são obrigatórios na Costa Rica (Shutterstock)

Costa Rica

Muitos costa-riquenhos celebram o Natal com uma extravagância a meio da noite, diz Leo Ghitis, proprietário dos Hotéis Nayara, nas terras altas do norte do país. "Vamos à Missa do Galo, chegamos a casa e fazemos uma grande refeição às duas da manhã", conta.

Tamales caseiros, recheados com frango ou porco ou legumes e queijo, iniciam o repasto. Depois, passa-se para o arroz de frango, o prato nacional de arroz da Costa Rica que é feito com feijão verde, ervilhas, cenouras, açafrão, coentros e um frango inteiro aos bocados.

O terceiro prato é uma variedade de proteínas grelhadas. Os costa-riquenhos que vivem ao longo da costa optam por espadarte, atum, dourado-do-mar, camarão ou lagosta, enquanto os do interior se deleitam com carne de vaca, porco ou frango. Os acompanhamentos são os mesmos para ambos: arroz com feijão preto, dendém cozido com natas azedas e salada de corações de palma com abacate.

A sobremesa é tipicamente um flan de coco e arroz-doce - arroz com leite, açúcar e canela.

"Nós terminamos a refeição com muito ponche de rum e gemada com álcool e não terminamos antes das 4 ou 5 da manhã", diz Ghitis.

O Dia de Natal é para acabar com as sobras e ir para a rua para festejar ao ar livre, diz.

Ervilhas e arroz agraciam muitos pratos de férias nas Bahamas (Shutterstock)

Bahamas

O Dia de Natal é a grande celebração da gastronomia para os bahamianos, diz Vonya Ifill, diretora de talento e cultura da Rosewood Baha Mar. Os locais fazem um grande jantar que inclui peru, presunto, macarrão e queijo, ervilhas e arroz feito com leite de coco e salada de batata.

"Fazemos um festim à noite e depois à meia-noite vamos celebrar o Boxing Day com um Festival Junkanoo", revela. "Depois de dançar e desfilar toda a noite e nas primeiras horas da manhã, terminamos as festividades com um peixe cozido ou guisado de peixe."

Os frutos do mar, explica, são sempre acompanhados de pão de batata ou Johnny Cake, um pão de milho.

Relacionados

Gastronomia

Mais Gastronomia

Na SELFIE

Patrocinados