Uma onda de solidariedade que deixou todos "de boca aberta": a história de uma família que comoveu os ouvintes da Rádio Comercial

9 fev 2022, 18:36
Fernanda e os filhos Marisa, Mariana e Martim (Facebook: Gustavo Carona)

Depois de uma infância marcada por episódios de violência doméstica, Fernanda enfrentou vários desafios que a deixaram sozinha a cuidar de três filhos e na iminência de ficar sem-abrigo. Um apelo de um médico intensivista, partilhado pela Rádio Comercial, mudou para sempre a vida desta mulher

Esta é a história de como um apelo nas redes sociais conseguiu em poucas horas transformar a vida de uma família para sempre. Nesta terça-feira, a equipa das manhãs da Rádio Comercial partilhou a história de Fernanda e dos seus três filhos - Marisa, Mariana e Martim -, uma família de Ribeira de Pena, do distrito de Vila Real, que não passou ao lado dos mais de um milhão de ouvintes da rádio, os quais que se juntaram numa onda de solidariedade que surpreendeu todos, até os próprios locutores.

A história desta família ficou conhecida há cerca de uma semana no programa Goucha, da TVI, quando Fernanda, a mais nova de 12 irmãos, contou na primeira pessoa episódios de uma infância marcada por violência doméstica: a mãe era uma pessoa “muito dura”, tal como o pai, que descreveu como um homem violento que chegou a deixar a mãe “entre a vida e a morte”. Fernanda acabou por crescer numa instituição até aos 16 anos e, anos mais tarde, ficou grávida de Marisa, a qual acabou por educar sozinha, depois de o pai as ter abandonado. Anos mais tarde, Fernanda ficou novamente grávida, desta vez dos gémeos Mariana e Martim, fruto de uma nova relação que acabou por ter o mesmo desfecho, deixando Fernanda sozinha com três filhos. 

Esta foi a história que os portugueses ficaram a conhecer a 1 de fevereiro e que tomou novos contornos poucos dias depois quando o médico intensivista e anestesista Gustavo Carona, do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, partilhou uma publicação na rede social Facebook na qual dava conta de que Fernanda e os três filhos estavam a ser expulsos da casa onde vivem - e expulsos “pela própria família”. 

A situação da casa provocou “disputas jurídicas e emocionalmente destruidoras” que tiveram “consequências terríveis” para as crianças, contou Gustavo Carona naquela publicação. “Marisa em depressão com impacto importante e Martim expressa a sua ansiedade na pele, que revela o sofrimento de toda a família”, acrescentou.

Na mesma publicação, o médico fez saber que a junta de freguesia local disponibilizou a custo zero um terreno para a família, pelo que apenas faltava uma casa para acolher a família de Fernanda. A solução tinha de ser “rápida e eficaz”, face à urgência da situação, e perante o sofrimento desta família o médico lançou, na passada quinta-feira, uma angariação de fundos online (crowfunding) que viria a mudar por completo a vida de Fernanda e dos seus três filhos, tendo como objetivo juntar dinheiro para adquirir uma casa pré-fabricada que “custa cerca de 43.000 mais os custos de colocação”.

“Acreditamos com muita força que vamos pôr esta família a sorrir”, salientou Gustavo Carona, que entretanto entrou em contacto com o locutor da Rádio Comercial Nuno Markl para pedir “visibilidade” para este caso”. Markl partilhou a história nas Manhãs da Comercial desta terça-feira e fez um apelo aos ouvintes para que doassem pelo menos um euro para ajudar esta família.

Uma onda de solidariedade que deixou todos de "boca aberta"

O que sucedeu nas horas seguintes deixou todos “de boca aberta”, como contou Nuno Castilho de Matos, diretor de informação da Media Capital Rádios. Depois do apelo de Nuno Markl, a plataforma de crowdfunding passou dos 17.427 euros até então angariados para mais de 50 mil euros. 

“Ficámos surpreendidos por ter tido uma resposta tão gigante por parte dos ouvintes”, disse Nuno Castilho de Matos, admitindo que ninguém estava preparado para uma resposta tão “repentina”.

Em declarações à CNN Portugal, o médico Gustavo Carona começa por explicar que conheceu este caso através da Associação de Solidariedade Social Mercado dos Santos, que trabalha com “famílias desfavorecidas” e que o sinalizou para este caso “muito urgente”. “Fui eu que falei com o Nuno Markl por mensagem (...) para tentar trazer mais visibilidade e ele não só trouxe mais visibilidade como resolveu levar [a história] para a Rádio Comercial. Foi incrível a dedicação dele e da Rádio Comercial em relação a esse assunto.”

Gustavo Carona diz que não estava à espera deste feedback e em tão pouco tempo: “Nunca imaginei. Nestas coisas começo sempre com vontade que aconteça mas com as expectativas controladas, que é para também não sofrer com o insucesso”. Questionado sobre se já entrou em contacto com Fernanda, o médico respondeu que ainda não o fez diretamente mas sim através da Associação Mercado dos Santos. “Confesso que, para mim, por vezes é um bocadinho difícil gerir as emoções e a D. Fernanda estava tão emocionada e a chorar tanto por ver isto a acontecer que eu estava até com algum medo de lhe falar diretamente.”

Embora este tipo de ações seja “muito bonito” e consiga feitos “mágicos” pelo seu simbolismo,  o médico ressalva que “é importante perceber que a nossa ajuda principal deve ser sustentada no todo”, lembrando os números crescentes da pobreza em Portugal. “É muito difícil combater o número de dois milhões [de pobres no país], o que nos leva às vezes a ter mais retorno emocional quando combatemos a tristeza de uma família, mas é importante que não esqueçamos o todo.”

País

Mais País

Patrocinados