Porque deve fotografar o seu fogão antes de ir de férias

16 dez 2022, 10:02
Fogão a gás (EPA)

No fundo, trata-se de uma forma de resolver a ansiedade. Mas será que resolve mesmo?

É uma daquelas pessoas que, quando vão de férias, começam a ter ataques de ansiedade durante a viagem a achar que deixou o ferro de engomar ligado ou o fogão aceso? Uma forma de parar de se preocupar é, segundo a Life Hacker, guardar uma "prova" tirando uma foto. Bastar criar um álbum de fotografias com o título "pronto para as férias" no seu telefone e, antes de sair de casa, ir lá colocando as várias fotos: os diversos aparelhos elétricos desligados, assim como o fogão e o gás, as luzes apagadas, a porta da garagem trancada, as janelas fechadas, etc. Assim, quando começar a ficar preocupado, basta ir ver as fotos, respirar fundo e voltar às suas férias.

Está tática pode ser melhor para algumas pessoas do que verificar duas vezes (ou mais) para ter certeza que realmente desligaram o fogão. A Psychology Today refere um estudo de 2005 na Universidade Concordia, no Quebeque, que analisou o fenómeno da "dupla confirmação". No estudo, participaram estudantes universitários que desligavam um fogão e verificavam repetidamente para ter a certeza de que estava realmente desligado. Depois, os investigadores perguntavam aos alunos se o fogão estava desligado, com que clareza eles se lembravam de desligá-lo e se tinham a certeza que estava realmente desligado. Os alunos que confirmavam 10 a 15 vezes lembravam-se de que o fogão estava desligado, mas rapidamente perdiam a confiança na sua memória e começavam a ter dúvidas, o que lhes causava muita angústia. Ter fotografias poderia ser uma solução para estes casos.

No entanto, o psicólogo Adam Radomsky, que realizou o estudo, disse à Travel + Leisure que até mesmo confirmar as fotos no telefone pode tornar-se problemático para algumas pessoas. "Há estudos que sugerem que, após apenas duas verificações, a confiança das pessoas na memória pode ser afetada. Quanto mais uma pessoa verifica (seja uma verificação física ou mental), menos confiante se torna", explica Radomsky. "Os impulsos e a ansiedade de verificação [podem] aumentar e desenvolver-se com o tempo. Se essa verificação dupla acontece muito raramente, provavelmente está tudo bem, mas se fizer isso todas as vezes que sair de casa ou viajar", terá de arranjar uma outra estratégia para lidar com essa ansiedade.

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Patrocinados