Férias de Natal: 15 dos melhores destinos natalícios

CNN
18 dez 2022, 10:00

Qualquer lugar pode acender algumas luzes e chamar-lhe celebração de Natal, mas os viajantes que realmente amam o Natal querem mais.

Muitos países têm planos de voltar a uma temporada mais animada após dois anos de festividades reduzidas ou canceladas por causa da pandemia da covid-19.

Da Finlândia ao México, estes 15 destinos por todo o mundo oferecem dos melhores ambientes festivos para umas férias temáticas de Natal:

Rovaniemi, Lapónia, Finlândia

Embora a tradição popular nos faça acreditar que o Pólo Norte é o lar oficial do Pai Natal e da sua alegre esposa, os finlandeses querem fazer-nos acreditar no contrário.

Para eles, Rovaniemi é o quartel-general do Natal, localizado a norte do Círculo Polar Ártico, na Lapónia.

Aqui, as crianças fazem biscoitos de gengibre com a Mãe Natal, frequentam a Escola de Elfos ou têm aulas de caligrafia e compõem as suas listas de desejos de Natal com uma pena tradicional.

Podem também querer visitar o Ranua Wildlife Park, lar de ursos polares bebés, lobos e alces.

O Arktikum é um centro científico onde o mistério da aurora boreal é revelado.

Aqueles que procuram uma experiência verdadeiramente gelada podem ficar no Arctic Snow Hotel, feito inteiramente de neve e gelo, mas equipado com saunas e banheiras de hidromassagem para descongelar.

Bethlehem (Belém), Pensilvânia

Perto de Filadélfia e da cidade de Nova Iorque, Bethlehem oferece uma escapadela de Natal numa cidade mais pequena.

Fundada no século XVIII por colonos da Morávia, Bethlehem sente um compreensível orgulho do seu Calendário do Advento ao Vivo, que pode ser apreciado de 1 a 23 de dezembro.

É um evento gratuito e familiar em que um pregoeiro toca um sino para cima e para baixo na Main Street para chamar os visitantes para a Goundie House (a casa mais antiga da Main Street).

Uma criança da multidão é convidada a bater três vezes, e depois um representante de uma loja local aparece com uma surpresa para todos.

"The Christmas City" (A Cidade Natal) também adicionou novas decorações, incluindo uma estrela gigante de LED, soldados de brincar em tamanho real e milhares de luzes penduradas por todo o lado.

Bath, Inglaterra

O Mercado de Natal é iluminado à noite por trás da Abadia de Bath. Créditos: Allan Baxter/Stockbyte Unreleased/Getty Images

Esta cidade histórica no sudoeste da Inglaterra celebra o nascimento de Jesus e o nascimento de Jane Austen com muita fanfarra.

O Jane Austen Centre – com o Regency Tearoom no local – é o melhor lugar para aprender sobre a residente mais famosa da cidade.

O Theatre Royal, que Austen menciona em "A Abadia de Northanger" e "Persuasão", tem um variado programa festivo de drama, musicais, ópera e concertos.

O Mercado de Natal de Bath tem uma variedade de chalés de madeira que vendem artesanato britânico num pitoresco ambiente georgiano.

Situado entre a imponente Abadia de Bath e os imponentes Banhos Romanos, o mercado oferece uma forma festiva de descobrir o caráter desta cidade histórica.

Bath on Ice é uma ótima desculpa para se agasalhar e calçar os patins.

San Fernando, Filipinas

Se a Ásia tivesse uma capital do Natal, San Fernando nas Filipinas, país esmagadoramente católico, seria uma forte candidata.

A cidade, a noroeste de Manila, é conhecida pelo Festival de Lanternas Gigantes, que começa em 17 de dezembro e termina a 1 de janeiro.

A tradição de fabrico de lanternas de San Fernando remonta ao final do século XVIII.

Aqui, o destaque de uma visita é a parol, uma lanterna de Natal colorida e elétrica que simboliza a estrela de Belém.

As parols fazem lembrar caleidoscópios psicadélicos, vitrais brilhantes, cata-ventos prismáticos ou flocos de neve enormes.

Barcelona, Espanha

Quem conseguir prolongar as suas férias até ao 12.º dia de Natal - também conhecido como Dia dos Reis ou Epifania - pode ver Melchior, Gaspar e Baltazar em Barcelona.

Na noite de 5 de janeiro, os Reis (também conhecidos como os "três sábios") chegam, de barbas longas, em esplendorosos mantos de veludo ao porto da cidade no Santa Eulália, o seu navio.

Disparam-se canhões e lançam-se fogos-de-artifício e, quando o presidente da Câmara lhes entrega as chaves da cidade, a magia dos Magos começa oficialmente.

Desfilam pelas ruas numa magnífica parada de carros alegóricos que incluem camelos, elefantes, girafas e trajes deslumbrantes.

Nova Iorque, Estados Unidos

Nova Iorque está repleta de tradições natalícias. Um dos favoritos dos turistas e residentes é a patinagem no gelo no rinque do Rockefeller Plaza. Créditos: Roy Rochlin/Getty Images

O Rockefeller Center está no centro do Natal de Nova Iorque. O seu famoso rinque de gelo existe desde 1936; a árvore decorada é uma tradição festiva desde 1931.

Nas proximidades, o Radio City recebe anualmente o Christmas Spectacular, protagonizado pelas Rockettes.

No canto sudoeste do Central Park, o Columbus Circle recebe mais de 100 vendedores que vendem roupas, presentes, petiscos e bebidas no Holiday Market.

As marcas da moda mais proeminentes juntam-se às festividades, com presenças em elaboradas exibições de Natal no Bergdorf Goodman, no Saks Fifth Avenue, no Macy's de Herald Square e em outros armazéns.

Nairobi, Quénia

A magia do Natal está no caos festivo da capital queniana.

Os visitantes encontrarão música festiva barulhenta em diferentes idiomas em várias lojas, em transportes públicos e nas longas filas de restaurantes e supermercados.

Uma visita à casa de um amigo ou a um restaurante popular pode significar um prato cheio de chapati (pão achatado), um arroz picante conhecido como pilau e carne grelhada - ou nyama choma em suaíli – entre muitas outras iguarias.

Os foliões podem queimar calorias com uma caminhada na panorâmica Reserva Florestal de Karura, um refúgio para os entusiastas do ar livre popularizado pela vencedora do prémio Nobel Wangari Maathai.

O emblemático Parque Nacional de Nairobi oferece opções de safari para os visitantes verem rinocerontes, leões, girafas e outros animais dentro de um cenário da extensa cidade.

Para presentes de Natal, os movimentados mercados ao ar livre, como o Maasai, disponibilizam pinturas africanas genuínas, joias, roupas e tecidos exclusivos do Quénia.

Nuremberga, Alemanha

O mercado de Natal de Nuremberga (Nurnberger Christkindlesmarkt) é uma instituição alemã que atrai tradicionalmente mais de 2 milhões de visitantes por ano.

Carrega consigo muita história - a primeira vez que foi mencionado na escrita foi em 1628.

Na "pequena cidade de madeira e tecido", os visitantes das bancas do mercado podem encontrar decorações de Natal tradicionais, muitas vezes artesanais, brinquedos de madeira e todos os tipos de comida e bebida.

Os adultos podem desfrutar do pão de gengibre picante de Nuremberga e canecas de vinho quente.

E para as famílias com as crianças, há o Museu do Brinquedo.

Bogotá, Colômbia

Uma mulher vestida de Pai Natal sentada ao lado de uma árvore de Natal e de uma estrela de Natal na Praça Bolívar, em Bogotá. Créditos: Fernando Vergara/AP

A capital de alta altitude da Colômbia brilha todos os anos com uma imensidão de luzes de Natal.

Em Bogotá, há a tradição da "Ruta Navideña", ou a Rota de Natal. Os transeuntes passeiam por lugares populares da cidade para apreciarem o deslumbrante cenário festivo. 

O início oficial do Natal na Colômbia começa logo a 7 de dezembro, o "Día de las Velitas" (Dia das Velinhas), véspera da Imaculada Conceição. As pessoas acendem pequenas velas e lanternas de papel, colocando-as em peitoris e varandas.

Aqui, o Natal é doce. A natilla é um prato de creme que se assemelha a um pudim flan e é comido juntamente com outros pratos natalícios de eleição, como buñuelos (bolas de massa frita servidas quentes).

Há um bónus de viagem para chegar a Bogotá no Natal: é o início da estação seca.

Valletta, Malta

Apesar de dezembro ser época baixa, esta ilha de população maioritariamente católica no Mar Mediterrâneo tem um ambiente festivo e espiritual no Natal.

Visitar presépios é parte integrante do Natal local.

Todos os anos, os moradores orgulhosamente abrem as portas, e às vezes até mesmo as portas da garagem, para mostrarem as suas sagradas manjedouras ao público.

O centro de Valletta é lar de um espírito festivo animado, com cantores a entoarem cânticos em frente à catedral barroca de São João, durante o Advento. Não perca uma exposição estonteante de luzes de Natal na Rua da República.

Uma visita ao Museu de Brinquedos de Malta, de propriedade privada, com bonecas, soldados, conjuntos de comboios e bugigangas de lata que datam de cerca de 1790, é uma bela homenagem à infância.

Quebeque, Canadá

As encantadoras ruas do bairro histórico de Petit Champlain, na cidade do Quebeque, proporcionam passeios sublimes na época festiva no inverno. Créditos: pololia/Adobe Stock

Um refúgio para os entusiastas do ambiente e de atividades ao ar livre, o Quebeque agita-se com atividades de inverno, oferecendo programas de férias para todos os gostos.

A zona antiga do Quebeque é transformada numa pitoresca aldeia de Natal. Os apreciadores de salsicha e castanha assada podem explorar as bancas no Mercado de Natal Alemão. Os mais religiosos podem vaguear por uma exposição de presépios de todo o mundo.

O Sentier des Caps de Charlevoix, nas proximidades, oferece caminhadas em família, com raquetes de neve, e esqui.

Os amantes da velocidade podem andar por ali numa mota de neve, a partir do Nord Expe.

Não consegue ir no Natal? Ainda há o Carnaval de Inverno do Quebeque de 3 a 12 de fevereiro de 2023.

San Miguel de Allende, México

Piñatas, posadas e ponche resumem as festividades nesta cidade colorida no interior centro do México, onde o Natal é um evento solene e comemorativo.

Até 24 de dezembro, é provável que os visitantes tropecem em Maria e José passeando pelas ruas, enquanto os moradores fazem peregrinações de casa em casa, cantando para pedir "posada" (ou "abrigo") enquanto fazem a reconstituição da jornada até Belém.

Piñatas e ponche (uma bebida de fruta quente) completam uma longa noite de peregrinações ao redor desta cidade de calçadas, considerada Património Mundial da UNESCO pela abundância de grandes igrejas, a arquitetura bem preservada e grandes zocalos.

Salzburgo e Oberndorf, Áustria

O Mercado de Natal e as festividades em Salzburgo são realmente de encantar. Créditos: ecstk22/Adobe Stock

Berço de Mozart e local de filmagem de "Música no Coração", Salzburgo é perfeito como uma caixa de chocolate. Pense em montanhas cobertas de neve, arquitetura barroca e mercados de Natal tradicionais.

É inclusive a terra de "Silent Night" (Noite de Paz). O popular hino foi cantado pela primeira vez na vizinha Oberndorf bei Salzburg na véspera de Natal de 1818.

A cidade também alberga uma tradição natalícia mais invulgar.

Em toda a Áustria e na Baviera (na vizinha Alemanha), as pessoas vestem-se como um monstro alpino aterrorizador conhecido como Krampus e vagueiam pelas ruas em busca de crianças marotas que precisam de ser castigadas.

As corridas de Krampus em Salzburgo são realizadas em várias datas em dezembro.

Estrasburgo, França

Desfrute de sabores franceses e alemães do Natal nesta cidade fronteiriça que sente as influências de ambas as culturas.

Estrasburgo afirma ter o mercado de Natal mais antigo de França, remontando a 1570, e um dos mais antigos da Europa.

A série de aldeias temáticas de Natal de Estrasburgo transforma a cidade numa terra de maravilhas visuais e gastronómicas. Centenas de bancas estão espalhadas em vários locais.

Crie memórias fotográficas e visuais com uma árvore de Natal de 30 metros de altura que é levada para o centro da Place Kléber todos os anos e decorada com ornamentos e luzes.

Ao lado do mercado tradicional, há a feira de Natal alternativa, com música ao vivo e uma rota de arte de rua.

Queenstown, Nova Zelândia

Um parapente sobe aos céus na Nova Zelândia, onde as atividades ao ar livre se misturam com o Natal. Créditos: damianalmua/Adobe Stock

As cores tradicionais do Natal - vermelho, verde e branco - assumem um significado totalmente novo na Nova Zelândia.

Aqui, o vermelho representa o pōhutukawa (árvore de Natal com flores vermelho rubi da Nova Zelândia). O branco representa as praias de areia imaculada. E o verde? O kiwi, é claro!

Os amantes do sol que querem juntar-se ao Pai Natal nos seus calções de surf devem definitivamente ir a Queenstown, onde as temperaturas quentes do verão significam que podem andar de barco a motor, surfar no rio ou andar de parapente no Lago Wakatipu.

Os visitantes também podem simplesmente acampar à beira do lago e desfrutar de uma refeição de Natal saudável de borrego, marisco e frango no churrasco.

 

*Forrest Brown, Roseann Lake, Laura Ma, Faith Karimi, Maureen O'Hare e Al Gerard de la Cruz contribuíram para este artigo.

Relacionados

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Patrocinados