Ferdinand Marcos Jr toma posse como presidente das Filipinas para mandato único de seis anos

Agência Lusa , AM
30 jun 2022, 07:48
Ferdinand Marcos Jr, presidente das Filipinas (EPA/ROLEX DELA PENA)

Presidente cessante, Rodrigo Duterte, não participou na tomada de posse, que teve lugar no palácio presidencial

Ferdinand Marcos Jr foi hoje empossado como presidente das Filipinas para um mandato único de seis anos, depois das presidenciais de maio, sucedendo ao controverso Rodrigo Duterte como chefe de Estado.

"Vocês, o povo, falaram para me dar a maior vitória eleitoral jamais vista" nas Filipinas, afirmou Marcos Jr, que obteve mais de 50% dos votos, num discurso depois de prestar juramento sobre a Constituição.

Nas primeiras palavras como presidente, renovou o apelo à unidade nacional num tom nacionalista, carregado de alusões ao período de governação do pai, o ditador Ferdinand Marcos.

"Iremos longe juntos, não separados e com medo um do outro. As mudanças que vamos ver vão beneficiar todos. (...) Não estou aqui para falar do passado, mas sim do futuro. Nunca perdi a esperança na reconciliação", concluiu Marcos.

Horas antes da cerimónia, a transferência oficial de poder entre o atual e o presidente cessante, Rodrigo Duterte, que não participou na tomada de posse, teve lugar no palácio presidencial.

Marcos completa assim o regresso ao poder da famosa dinastia, 36 anos depois de uma revolução popular ter acabado com o regime do pai e forçado a família a fugir do país de helicóptero.

A cerimónia contou com a presença, entre outros, da mulher do atual Presidente e quatro filhos de Imelda Marcos, a matriarca do clã que governou o arquipélago sob a sombra de Marcos pai entre 1965 e 1986, incluindo a década de violenta lei marcial declarada pelo então líder, que morreu no exílio em 1989.

"Não olhemos para trás, mas para a frente", disse o filho do ditador e novo Presidente das Filipinas num discurso de meia hora em que se dirigiu aos filipinos, principalmente em inglês e usando poucas frases em tagalog, a língua mais popular.

Relacionados

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados