Pedro Proença é o novo presidente da FPF

14 fev 2025, 18:53
Pedro Proença (Liga)

Antigo árbitro internacional venceu as eleições

Pedro Proença é o novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

O antigo árbitro internacional, e antigo presidente da Liga Portugal, venceu esta sexta-feira as eleições, batendo o outro candidato Nuno Lobo, e assumindo a sucessão de Fernando Gomes.

Pedro Proença recebeu 75 por cento dos votos: 62 votos dos 84 do colégio eleitoral, com um voto em branco.

O novo presidente da FPF vai tomar posse na próxima terça-feira, às 12 horas, na Cidade do Futebol.

Para a Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal, os resultados foram idênticos à direção, com Luís Álvaro Campos Ferreira a liderar o primeiro órgão, que conta ainda com o socialista e também antigo governante João Paulo Rebelo, e o segundo ficará sob a tutela de Ana Raquel Sismeiro.

No Conselho de Arbitragem, presidido por Luciano Gonçalves, líder da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), a lista de Proença recebeu 55 votos (67 por cento), contra 27 (33 por cento) da lista de Nuno Lobo, tendo havido um voto nulo e outro em branco.

Já no Conselho de Justiça, a cargo de Luís Verde de Sousa, a lista foi declarada vencedora com 61 votos, face aos 22 da concorrente e um voto em branco, ao passo que, no Conselho de Disciplina, que vai ser presidido por Sandra Oliveira e Silva, a secção profissional recebeu 61 votos, contra os 23 de Lobo e um em branco, e a não profissional obteve 60, deixando fugir mais um voto para a lista adversária.

«O processo eleitoral correu com toda a normalidade, transparência e elevação. Não houve ataques pessoais, mas sim uma defesa de ideias e projetos, onde a elevação e o futebol saíram a ganhar com a forma como as candidaturas se apresentaram e fizeram campanha. Conclui-se hoje um ciclo e muito me apraz registar que termine desta maneira. De forma clara e inequívoca, os delegados votaram livremente e conscientemente», afirmou o presidente da MAG, José Luís Arnaut, antes do anúncio dos resultados.

O antigo árbitro, de 54 anos, formado em gestão, deverá renunciar ao cargo de presidente da LPFP, para o qual foi eleito pela primeira vez em 2014 e cumpria o terceiro mandato até 2027, até segunda-feira, véspera da cerimónia de posse dos novos órgãos sociais da FPF.

Acompanham Proença no elenco diretivo José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem nos últimos dois mandatos de Gomes, os até aqui líderes das associações de classe Joaquim Evangelista, dos jogadores, os ex-futebolistas Toni, Domingos Paciência e Daniel Carriço, juntamente com Sofia Teles e Pedro Xavier, das associações de Porto e Beja, e Júlio Vieira, que presidiu à associação de Leiria e integrava o elenco de Gomes, assim como Sandra Costa Parente, que lidera a empresa Liga Centralização.

CONSTITUIÇÃO DOS NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS

Direção

Presidente: Pedro Proença
Vice-presidente: Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional
Vogal: José Fontelas Gomes
Vogal: Joaquim Evangelista
Vogal: Toni (António José da Conceição Oliveira)
Vogal: Domingos Paciência
Vogal: Daniel Carriço
Vogal: Sandra Parente
Vogal: Ana Sofia Teles
Vogal: Pedro Xavier
Vogal: Júlio Vieira

Mesa da Assembleia Geral

Presidente: Luís Álvaro Campos Ferreira
Vice-presidente: Maria Gabriela Lopes Rodrigues Martins da Câmara Pestana
Secretário: João Paulo Rebelo

Conselho Fiscal

Presidente: Ana Raquel Sismeiro
Vice-presidente: Elísio Carneiro
Vogal: Vítor Miguel Pena Seabra Franco

Conselho de Disciplina

Presidente: Sandra Oliveira e Silva

Secção profissional
Vice-presidente: João Manuel Gouveia de Caires
Vogal: Vânia Esteves Costa Henriques Ramos
Vogal: Rui Miguel Ferreira Antunes
Vogal: Ricardo João Rodrigues da Silva Pinheiro Gonçalves
Vogal: Inês Isabel Fernandes Neves
Vogal: Cláudia Rita Lopes de Carvalho Viana

Secção não profissional
Vice-presidente: Tiago Filipe Morais da Rocha
Vogal: Rui Sérgio dos Santos Almeida
Vogal: Alexandre Quaresma Francisco Leal Amado
Vogal: Isabel Maria Oliveira da Cunha
Vogal: Maria da Conceição Azevedo da Costa e Silva
Vogal: Álvaro Manuel Reis Batista

Conselho de Justiça

Presidente: Luís Verde de Sousa
Vice-presidente: Carlos Alberto Veiga Moura Alves
Vogal: Henrique Pedro Vilhena Valente Rodrigues da Silva
Vogal: José Júlio Gram Azevedo Moreira
Vogal: Vítor Manuel Pereira Carvalho
Vogal: João Nuno Cruz Matos Calvão da Silva
Vogal: João Carlos Cristóvão da Maia Rodrigues

Conselho de Arbitragem

Presidente: Luciano Gonçalves

Secção profissional
Vogal: Nuno Miguel Serrano Tavares Almeida
Vogal: Nuno Miguel Roque da Conceição
Vogal: Joel Alcino Fernandes Amado

Secção não profissional
Vogal: Luís Filipe Estrela Maria
Vogal: Eduardo Coelho
Vogal: Diana Raquel Soares Henriques
Vogal: André Gralha

Secção de classificações
Vogal: Rui Licínio
Vogal: Ana Patrícia Sousa Borges
Vogal: Albano Rocha Fialho