FC Porto: camisola usada por Zaidu contra o Benfica colocada no museu

28 set, 14:27
Pinto da Costa

O equipamento, que tinha sido oferecida a Pinto da Costa, está agora no espaço «O presidente»

A camisola utilizada por Zaidu no jogo que deu o título de campeão nacional 2021/22 ao FC Porto, no Estádio da Luz, contra o Benfica, foi colocada no museu do clube.

Durante as cerimónias de aniversário do emblema azul e branco, que esta quarta-feira assinala 129 anos (foi fundado a 28 de setembro de 1893), o presidente dos dragões, Pinto da Costa, decidiu entregar a camisola ao museu, fazendo esta parte da coleção pessoal do dirigente que se encontra no espaço «O presidente», recentemente renovado.

Recorde-se que Zaidu tinha oferecido a camisola usada no jogo da Luz ao dirigente portista durante as celebrações do título. O nigeriano foi, recorde-se, o autor do golo que decidiu o jogo já nos instantes finais.

O espaço tem também uma Nossa Senhora de Fátima igual à que Pinto da Costa ofereceu ao Papa João Paulo II, em 2003, e um quadro representativo desse momento da autoria do mestre António Bessa. Além disso, há ainda um troféu celebrativo do Penta, do escultor Zulmiro de Carvalho, e a Medalha de Mérito da Cidade do Porto – Grau Ouro, atribuída pela autarquia ao líder do FC Porto em maio de 1985. 

O dia coincidente com o 129.º aniversário do clube marca também o nono aniversário do museu do FC Porto, espaço no qual foi atualizada a contagem de conquistas do dirigente: são 2.387 nacionais (1.069 coletivas e 1.318 individuais) e 25 internacionais (23 mais duas).

O dia de comemorações do FC Porto iniciou, na manhã desta quarta-feira, junto dos bustos de Rui Filipe, Pavão e José Maria Pedroto, no interior do Estádio do Dragão, numa homenagem alargada aos sócios, jogadores, treinadores e dirigentes do FC Porto já falecidos.

Na sequência desse momento, deu-se a cerimónia do hastear da bandeira, que decorreu na porta um do anfiteatro azul e branco, inaugurado em 2003. Pinto da Costa foi aí acompanhado pelos restantes elementos da direção do clube, pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral, Lourenço Pinto, bem como pelo presidente do Conselho Fiscal, Jorge Guimarães.

Relacionados

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados