Alunos de Direito protestaram contra o assédio à porta da sala (mas o professor Oliveira Martins faltou à aula)

8 abr 2022, 16:20

Protesto silencioso teve lugar em frente ao anfiteatro onde Guilherme Waldemar d’Oliveira Martins, um dos professores envolvidos nas queixas de assédio a alunas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tinha uma aula prevista

Cerca de uma centena de alunos manifestaram-se silenciosamente na tarde desta sexta-feira em frente ao auditório onde teriam aulas com Guilherme Waldemar d’Oliveira Martins. O professor é um dos alvos das queixas de assédio na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Na ação, os alunos optaram por não entrar na sala, mantendo-se à porta do anfiteatro. No mesmo era esperada a presença de Guilherme Waldemar d’Oliveira Martins mas o ex-secretário de Estado das Infraestruturas não chegou a marcar presença na faculdade. A aula acabou ministrada por uma assistente.

O protesto foi marcado pelos alunos da turma A do segundo ano, que tinha aulas com o professor, mas acabaram por se juntar colegas de toda as turmas dos vários anos da licenciatura em Direito. Os alunos dirigiram-se depois para o exterior da Faculdade de Direito, onde gritaram pela demissão do docente. “Senhor reitor, responsabilize, por favor”, apelaram ainda.

Guilherme d´Oliveira Martins, professor de Finanças, foi denunciado por um grupo de alunos que o acusaram de lhes enviar mensagens pelas redes sociais a altas horas da noite. Na queixa a que a CNN Portugal/TVI tiveram acesso, de 2020, é descrito que o professor insistia em oferecer ajuda para explicar a matéria, fazendo várias perguntas de foro pessoal.

Todos os contactos eram feitos nunca antes das 20:00. Existiram mensagens enviadas já depois das 03:00.

Relacionados

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados