PJ montou esquema de vigilância 24/7 à mulher de evadido de Vale de Judeus - e seguiu-a até Marrocos (onde ele foi detido)

7 out 2024, 12:35
Foi considerado um dos maiores traficantes de droga do Algarve. Fábio "Cigano" cumpria pena máxima em Vale de Judeus

Fábio Loureiro foi capturado este domingo em Tânger. Polícia local divulgou foto

A Polícia Judiciária (PJ) montou um esquema de vigilância de 24 horas por dia à companheira de Fábio Loureiro, conhecido como Fábio “Cigano”, e seguiu-a até ao encontro do marido, em Marrocos, apurou a CNN Portugal. O trajeto permitiu chegar ao evadido da prisão de Vale de Judeus, detido este domingo à noite em Tânger.

Fábio Loureiro foi apanhado nesta cidade marroquina, pelas 22:00 de domingo, numa carrinha de nove lugares com uma pessoa que o estava a ajudar na fuga. Essa carrinha já tinha passado por Sevilha e por outros locais de Espanha, antes de atravessar de barco até Marrocos, tendo sido acionada a cooperação internacional com as autoridades locais logo em território espanhol.

Fábio Loureiro é um dos fugitivos da cadeia de Vale de Judeus. É natural do Algarve e chegou a ser considerado um dos fugitivos mais procurados na região, tal como um dos maiores traficantes de droga do sul do país. O agora detido cumpria 25 anos de cadeia pelos crimes de tráfico de menor quantidade, associação criminosa, extorsão, branqueamento de capitais, injúria, furto qualificado, resistência e coação sobre funcionário e condução sem habilitação legal.

As autoridades marroquinas partilharam a detenção nas redes sociais devem agora proceder à extradição do recluso evadido, de modo a que cumpra o resto da pena em Portugal, provavelmente na prisão de alta segurança de Monsanto.

A fuga de cinco prisioneiros de Vale de Judeus aconteceu a 7 de setembro e levou, três dias depois, à demissão do diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Rui Abrunhosa Gonçalves. Por localizar estão ainda Fernando Ferreira, Mark Cameron Roscaleer, Rodolfo Jose Lohrmann e Shergili Farjiani.

A Polícia Judiciária (PJ) publicou esta segunda-feira nas redes sociais um alerta aos cidadãos com o nome e imagem dos cinclo reclusos que fugiram de Vale de Judeus, estando ainda quatro por localizar

 

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça
IOL Footer MIN