Fórmula 1: Verstappen garante 'pole' para a luta pelo título

11 dez 2021, 14:05

Grande trabalho com Sergio Perez na Q3 vale primeira posição para a corrida em Abu Dhabi. Lewis Hamilton sai da segunda posição

PUB

O piloto holandês Max Verstappen (Red Bull) garantiu, este sábado, a ‘pole position’ para o Grande Prémio de Abu Dhabi, no circuito de Yas Marina, na última prova do Mundial 2021 de Fórmula 1.

O holandês fez o melhor tempo da Q3, com o tempo de 1:22.109, depois de uma grande ajuda e estratégia de equipa com Sergio Perez, que 'prejudicou' a sua primeira volta na Q3 para 'embalar' Verstappen em pista. Lewis Hamilton vai sair da segunda posição, na luta pelo título.

PUB

Hamilton começou por demonstrar a força do seu Mercedes logo na primeira fase de qualificação (Q1), a ser o primeiro a baixar neste Grande Prémio ao segundo 22, sendo o mais rápido com 1:22.845. A Q1 ficou marcada logo pela eliminação de Kimi Raikkonen no seu último Grande Prémio na Fórmula 1, a par dos dois Williams e dos dois Haas.

Na Q2, os Red Bull destacaram-se na reta final e vão sair de macios para a corrida de domingo. Max Verstappen (o mais rápido na Q2) também baixou ao segundo 22, fazendo 1:22.800, seguido de Sergio Perez (+0.335) e de Lewis Hamilton (+0.345): o britânico vai arrancar de médios. Fernando Alonso, Pierre Gasly, Lance Stroll, Antonio Giovinazzi e Sebastian Vettel ficaram de fora do top-10 para a grelha de partida.

PUB
PUB
PUB

A seguir e quando Hamilton, pela globalidade dos acontecimentos, parecia estar em melhores condições para garantir a ‘pole’, um grande trabalho de equipa da Red Bull permitiu a Max Verstappen ‘voar baixinho’ no Yas Marina, com uma volta já muito perto do segundo 21. Sergio Perez abdicou de fazer o melhor tempo possível na primeira tentativa na Q3, para contribuir para o êxito de Verstappen, que não foi batido por Hamilton na última tentativa do britânico.

Nota ainda para a terceira posição de Lando Norris, da McLaren, seguido de Sergio Perez, Carlos Sainz e Valtteri Bottas.

A corrida tem início marcado para as 13 horas de domingo e pode seguir tudo, ao minuto, no Maisfutebol. Max Verstappen e Lewis Hamilton partem ambos com 369,5 pontos, mas com vantagem para o holandês, por ter ganho mais corridas do que o britânico. Isto significa que, se nenhum deles terminar amanhã, o holandês sagra-se campeão.

A ordem na grelha de partida:
1.º: Max Verstappen (Red Bull)
2.º: Lewis Hamilton (Mercedes)
3.º: Lando Norris (McLaren)
4.º: Sergio Perez (Red Bull)
5.º: Carlos Sainz (Ferrari)
6.º: Valtteri Bottas (Mercedes)
7.º: Charles Leclerc (Ferrari)
8.º: Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
9.º: Esteban Ocon (Alpine)
10.º: Daniel Ricciardo (McLaren)
11.º: Fernando Alonso (Alpine)
12.º: Pierre Gasly (AlphaTauri)
13.º: Lance Stroll (Aston Martin)
14.º: Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo)
15.º: Sebastian Vettel (Aston Martin)
16.º: Nicholas Latifi (Williams)
17.º: George Russell (Williams)
18.º: Kimi Raikkonen (Alfa Romeo)
19.º: Mick Schumacher (Haas)
20.º: Nikita Mazepin (Haas)

PUB
PUB
PUB

Relacionados

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Patrocinados