Como a extrema-direita está a cair, como a extrema-direita está a subir: lá fora e cá dentro, o que se passa

27 jan 2023, 15:35
Os rostos da extrema-direita na Europa

Ponto da situação: a extrema-direita está a cair nuns países e a subir noutros. E está a cair onde tinha subido antes - quer isto dizer que nos países onde não caiu vai cair de certeza? Eis os sinais

Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha, Polónia... A lista é longa. Os partidos de extrema-direita já têm representação parlamentar um pouco por toda a Europa, num percurso que começou em meados de 2015 com a crise de refugiados. Em alguns casos, o Governo em funções é ele próprio de extrema-direita. Eurocéticos, anti-imigração, conservadores, nacionalistas. São estas as ideologias que têm conquistado terreno nos países europeus. 

O caso mais recente é o de Itália, onde nas últimas eleições legislativas Giorgia Meloni, líder do partido Irmãos de Itália (Fratelli d’Italia - FdI), foi eleita primeira-ministra. Este é o primeiro governo de extrema-direita em Itália desde a Segunda Guerra Mundial, liderado também, pela primeira vez na história do país, por uma mulher - que será ainda a mais jovem chefe do executivo italiano de sempre. Um governo de coligação com o La Liga, de Matteo Salvini, também de extrema-direita, e o Força Itália, de Silvio Berlusconi. Com o slogan "Deus, pátria e família", Meloni liderou uma campanha baseada no euroceticismo e nas políticas anti-imigração, além de propor a redução dos direitos da comunidade LGBTQ e de acesso ao aborto.

Só para se ter uma ideia do crescimento, o partido Irmãos de Itália obteve nas últimas eleições, em outubro de 2022, 26% das intenções de voto. Em 2018, este mesmo partido tinha alcançado apenas 4,5%. 

Giorgia Meloni, primeira-ministra de Itália (Foto: EPA - Angelo Carconi)

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados