Esta fotografia da princesa Diana permaneceu 34 anos desconhecida do público. Até hoje

4 mar 2022, 16:12
A fotografia nunca antes revelada da princesa Diana (David Baile/ Getty Images)

Captada pelo fotógrafo de moda David Bailey, em 1988, fotografia nunca tinha sido tornada pública

Uma nova exposição, inaugurada esta sexta-feira no Palácio de Kensington, em Londres, revela um retrato nunca antes visto da princesa Diana.

A notícia, avançada pela CNN, dá conta que a imagem foi captada pelo fotógrafo de moda David Bailey, em 1988, e terá sido originalmente encomendada pela National Portrait Gallery, mas permaneceu no arquivo do fotógrafo até agora.

A imagem de Diana, a preto e branco, mostra a “princesa do povo” de perfil quando tinha 27 anos. Com um elegante vestido de cetim e brincos em forma de gota de lágrima.

Bailey, que fotografou ícones como Andy Warhnol, Twiggy e até os Beatles, foi nesta produção escolhido por Diana pela sua iluminação de alto contraste e estilo minimalista.

A escolha dos ângulos refletiram “o desejo de estabelecer uma nova identidade fotográfica”, que veio a distinguir-se de todas as fotos permitidas nos retratos reais.

Segundo um comunicado de imprensa da Historic Royal Palaces, a instituição de caridade encarregada de administrar seis dos palácios do Reino Unido, a fotografia surge agora, 34 anos após ter sido tirada, como forma de solidificar ainda mais a reputação vanguardista e arrojado de Diana dentro do seio da família real britânica.

Diana morreu aos 37 anos, em 1997, num trágico acidente de viação. Em 2021, Emma Corrin ganhou um Globo pela representação da princesa de Gales na série “The Crown”. Também já este ano, Kirsten Stewart foi indicada para os Óscares pela sua interpretação de Diana em "Spencer", de Pablo Larraín.

A restante exposição, intitulada como "A Life Through A Royal Lens" (à letra, "uma vida através de uma lente real") mostra uma série de trabalhos que exploram a relação entre a fotografia e a monarquia. Inclui fotografias em excursões reais e retratos a chefes de estado.

Artes

Mais Artes

Patrocinados