Quer suar sem gastar muito ūüí∂? Conhe√ßa 10 aplica√ß√Ķes e aulas online para cumprir um dos desejos do pr√≥ximo ano

CNN Portugal , BCE
11 dez 2022, 21:00
Exercício físico (Pexels)

Se praticar mais exercício físico está entre os seus 12 desejos para o próximo ano, saiba que já não tem de sair de casa para o cumprir. Agora, não há desculpas

Com o aproximar de um novo ano, come√ßam a surgir as promessas para concretizar a m√°xima "novo ano, novo eu". Na lista de desejos a cumprir nos 12 meses subsequentes, o exerc√≠cio f√≠sico normalmente figura entre os principais objetivos e, com a evolu√ß√£o da tecnologia (para a qual muito contribu√≠ram os confinamentos na pandemia), j√° √© poss√≠vel cumprir este objetivo sem sair de casa.

Eis alguns exemplos de aplica√ß√Ķes de fitness, aulas e programas gratuitos ou acess√≠veis √† dist√Ęncia de um clique, para todos os gostos e n√≠veis de atividade, de iniciante a avan√ßado. 

Nota: algumas destas aplica√ß√Ķes/v√≠deos n√£o est√£o traduzidas para portugu√™s. Ainda assim, os exerc√≠cios s√£o relativamente f√°ceis de acompanhar para quem n√£o domine a l√≠ngua inglesa, uma vez que basta reproduzir o que o(a) instrutor(a) da imagem est√° a fazer.

Strava

√Č uma aplica√ß√£o adorada por muitos desportistas, uma vez que permite competir entre amigos e familiares, sendo esse esp√≠rito de comunidade que mais atrai os utilizadores. Compat√≠vel com v√°rios dispositivos, como smartwatches Android e IOS, a Strava faz o registo de v√°rios tipos de exerc√≠cios, desde corridas e caminhadas a pedaladas e ioga. Ao fazer o rastreamento do exerc√≠cio por GPS, contabilizando os quil√≥metros percorridos, o tempo e o ritmo, consegue partilhar as estat√≠sticas dos seus exerc√≠cios com a comunidade, o que promove o desafio e competi√ß√£o entre utilizadores.

A aplicação é gratuita, mas algumas funcionalidades, como o registo da frequência cardíaca, só estão disponíveis na versão premium.

Nike Run Club

Para os amantes de corrida, a Nike Run Club promete treinos personalizados para ajudar a alcan√ßar objetivos, desafios de dist√Ęncia semanais e mensais, al√©m do acompanhamento de corrida GPS, com a particularidade de dar feedbacks por √°udio que garantem o foco e a motiva√ß√£o para dar o seu melhor.

Tal como a Strava, esta aplicação é compatível com smartwatches Android e IOS e pode também comparar o seu progresso com o de outros membros da comunidade.

Yoga With Adriene

Com 11,5 milh√Ķes de subscritores no Youtube, Adriene conquistou v√°rios f√£s em todo o mundo com o seu plano de 30 v√≠deos diferentes em 30 dias, que lan√ßa todos os meses de janeiro, e que ficam dispon√≠veis durante todo o ano no Youtube, podendo revisit√°-los sempre que quiser. Al√©m desse plano, Adriene publica outros v√≠deos de curta dura√ß√£o, geralmente entre 10 a 30 minutos.

Pamela Reif

Se preferir praticar exerc√≠cio f√≠sico mais intenso, a youtuber Pamela Reif √© a sugest√£o mais indicada para si. Com v√≠deos muito curtos, geralmente at√© 10 minutos, Pamela Reif apresenta uma variedade de exerc√≠cios para os quais n√£o precisa sequer de equipamento (havendo tamb√©m op√ß√Ķes com halteres, por exemplo). De dan√ßa a exerc√≠cios localizados, de membros superiores e inferiores, este canal do Youtube n√£o lhe d√° espa√ßo para desculpas por n√£o praticar exerc√≠cio f√≠sico.

MadFit

Muito semelhante a Pamela Reif, a youtuber canadiana conhecida como MadFit publica todas as semanas v√≠deos de curta dura√ß√£o, de 10 a 30 minutos, com uma variedade de exerc√≠cios para todos os gostos. MadFit √© conhecida pelas suas coreografias de m√ļsicas conhecidas, que tornam o exerc√≠cio f√≠sico divertido sem que d√™ pelo tempo passar, como esta dan√ßa da famosa m√ļsica As It Was, de Harry Styles.

The Body Coach TV

Podemos caracterizá-lo como a versão masculina da Pamela Reif e MadFit no Youtube, onde publica todas as semanas vídeos de exercícios muito variados, da aeróbica ao treino de força, e de curta duração. Para os exercícios cardiovasculares, Joe Wicks consegue incluir 10 exercícios que já todos fizemos numa qualquer aula de aeróbica e mostra, assim, que não é preciso reinventar o cardio a cada seis meses para ver resultados.

Dicas do Salgueiro

Para os mais patriotas e adeptos do treino de força, o youtuber português Bruno Salgueiro é a recomendação mais indicada. Com 389 mil subscritores, o personal trainer publica vários vídeos de treino de força, dicas de nutrição e de performance, como este vídeo sobre como aumentar a resistência.

Tire proveito das iniciativas da pandemia

No in√≠cio da pandemia, os gin√°sios, tal como os restantes setores, tiveram de se reinventar para continuar a atividade e alguns deles disponibilizaram aulas online no online que ainda hoje pode revisitar. √Č o caso do Solinca e do Holmes Place, que mant√™m os v√≠deos no Youtube dessa altura em que transformamos a nossa casa num gin√°sio improvisado. Os v√≠deos disponibilizados s√£o muito variados, desde aulas de treino localizado a aulas de cycling. Estas iniciativas correram t√£o bem que alguns destes gin√°sios passaram a disponibilizar, nas respetivas aplica√ß√Ķes, aulas online que pode fazer em casa, como √© o caso do Fitness Hut.

Se tiver alguma limitação física

Sophie Butler mostra que ter uma limitação física não significa não praticar exercício. A jovem, de 21 anos, sofreu uma lesão na coluna e, desde então, tem de usar uma cadeira de rodas. Mas isso não impediu Sophie Butler de deixar de ir ao ginásio: a jovem publica vários vídeos nas redes sociais onde mostra que é possível treinar mesmo com uma limitação física, promovendo a prática de exercício físico e motivando quem estiver na mesma situação. Além dos vídeos curtos que divulga no Instagram e no Tik Tok, há alguns vídeos mais longos de Butler a demonstrar como pratica exercício físico no Youtube, como este.

Para fazer na gravidez e pós-parto

Depois de parir tr√™s filhos e sofrer uma di√°stase abdominal, Ashley Nowe disse n√£o reconhecer o seu corpo, o que a motivou a praticar exerc√≠cio f√≠sico. ‚ÄúTrabalhei muito para aprender a voltar a gostar da minha barriga e da sua nova forma e reconectar-me com o meu core‚ÄĚ, diz, no seu website. Este foi o primeiro passo para criar uma aplica√ß√£o pioneira dedicada a planos de treino para fazer durante a gravidez e p√≥s-parto e que promete melhorar a di√°stase abdominal, a incontin√™ncia, as dores nas costas, no quadril e na zona p√©lvica. Uma vez instalada a aplica√ß√£o, tem sete dias gratuitos para experimentar os exerc√≠cios, a partir dos quais ter√° de pagar mensalmente (34,99‚ā¨), trimestralmente (84,99‚ā¨) ou anualmente (239,99‚ā¨) para ter acesso aos conte√ļdos, que n√£o est√£o traduzidos para portugu√™s.

Sa√ļde

Mais Sa√ļde

Mais Lidas

Patrocinados