Coimbra vai votar apoio de 440 mil euros à Everything is New por trazer Coldplay à cidade

Agência Lusa , BCE
8 abr 2023, 09:48
Coimbra (foto: Uriel Soberanes/Unsplash)

O Estádio Cidade de Coimbra acolhe, nos dias 17, 18, 20 e 21 de maio, a banda liderada por Chris Martin, que juntará mais de 200 mil pessoas nos quatro concertos previstos

A Câmara de Coimbra vai votar, na próxima terça-feira, a atribuição de um apoio financeiro no valor de 440 mil euros à Everything is New, empresa responsável pela realização de quatro concertos dos Coldplay na cidade dos estudantes.

Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, a Câmara Municipal de Coimbra indicou que este protocolo de colaboração “é uma peça fundamental” na preparação dos concertos da banda britânica Coldplay em Coimbra, servindo para “colocar a cidade na rota dos grandes eventos mundiais”.

“Tendo em conta que cada concerto terá mais de 50 mil pessoas na assistência, no total serão mais de 200 mil pessoas, o que se traduz na maior audiência de sempre para uma banda/artista em Portugal. O recorde pertencia, até agora, a Ed Sheeran que, em 2019, juntou 120 mil pessoas em dois concertos no Estádio da Luz, em Lisboa”, evidenciou.

De acordo com a autarquia conimbricense, para além do impacto mediático que os espetáculos vão gerar, a atuação dos Coldplay no Estádio Cidade de Coimbra vai refletir-se “sobremaneira na economia local”, sendo “os dois setores diretamente mais beneficiados o da hotelaria e da restauração, com evidentes proveitos financeiros”.

“Tão relevante quanto as receitas e o retorno económico para a cidade, está o facto de estes concertos constituírem um produto estratégico para o turismo em Coimbra, não só pela enorme capacidade de atração de visitantes, mas também pelo efeito catalisador dentro da própria cidade”, justificou.

Na nota, a autarquia liderada por José Manuel Silva, eleito pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD, CDS-PP, Nós,Cidadãos!, PPM, Aliança, RIR e Volt), destacou ainda que uma das principais virtudes deste evento passa por “promover a reflexão sobre a política de cooperação entre os agentes com interesses na promoção cultural e turística do município, capaz de aumentar a competitividade de Coimbra”.

A 26 de agosto de 2022, um dia depois da confirmação das datas dos concertos no Estádio Cidade de Coimbra, “a capacidade das unidades de alojamento do concelho de Coimbra estava esgotada para o período em que decorrem os espetáculos, num total de 7.947 camas, distribuídas por 26 unidades hoteleiras e 521 de alojamento local”.

A pernoita de visitantes irá, ainda, “estender-se aos concelhos vizinhos, o que significa que acaba por alavancar, não só a economia do concelho de Coimbra, mas de toda a região”.

Segundo a Câmara de Coimbra, dos 200 mil bilhetes vendidos, apenas 3,8% foram comprados no distrito de Coimbra, “concluindo-se que a esmagadora maioria dos visitantes vem de fora do distrito, o que significa que, mesmo que uma parte destes visitantes não fique alojada em Coimbra, irá, seguramente, consumir um conjunto alargado de bens e serviços, trazendo dividendos significativos aos agentes económicos do concelho”.

“Reconhecendo a grande projeção internacional dos Coldplay e o relevante interesse municipal do evento", o Município de Coimbra pretende conceder à Everything is New "um apoio financeiro como contrapartida pela seleção, escolha e promoção da cidade de Coimbra e do Estádio de Cidade de Coimbra para a realização dos espetáculos, num montante de 110 mil euros por cada concerto, o que perfaz um valor global de 440 mil euros".

"Em caso de não realização de qualquer um dos concertos, fica a Everything is New obrigada a devolver o valor do apoio”, concluiu.

Relacionados

País

Mais País

Patrocinados