Um ano depois do Suez, outro navio da Evergreen está encalhado

16 mar 2022, 10:04
Navio da Evergreen encalha ao largo dos EUA (Guarda Costeira)

Esta embarcação de 334 metros é "prima" do Ever Given, também pertencente à transportadora sediada em Tawain, que provocou a obstrução em 2021, que causou perdas de nove mil milhões de dólares (cerca de 7,6 mil milhões de euros) por dia (estimativa da Associated Press)

Há precisamente um ano, em março de 2021, durante uma semana, um navio da Evergreen encalhou e acabou por bloquear o tráfico marítimo no Canal do Suez, no Egito, durante uma semana. Agora, outra embarcação da mesma transportadora voltou a ficar imobilizada, junto ao largo da costa dos Estados Unidos, na Baía de Chesapeake.

Navio da Evergreen encalhado ao largo dos EUA, na Baía de Chesapeake (Fonte: Marine Traffic)

O cargueiro de 334 metros, chamado Ever Forward (Sempre Em Frente, tradução em português), com a bandeira de Hong Kong, ficou encalhado após partir do Terminal Seagirt, no Porto de Baltimore, no domingo à noite. A embarcação tinha como destino Norfolk, na Virginia, quando ficou preso na famosa baía norte-americana.

“O navio encalhado não está a impedir a circulação de outras embarcações até ao Porto de Baltimore. Esforços têm sido feitos para tentar desencalhar este barco. A Guarda Costeira está a monitorizar toda a situação”, explicou à Bloomberg o diretor-executivo da administração do Porto de Baltimore, na segunda-feira.

A gigante Evergreen está a participar nas operações, que visam desencalhar o navio e colocá-lo novamente a flutuar o quanto antes, tendo já contratado mergulhadores que inspecionaram o navio em busca de quaisquer danos. A transportadora sediada em Taiwan acrescenta ainda que já abriu uma investigação para apurar o que esteve na origem do sucedido.

Ever Given, o primo do Ever Foward que bloqueou o Canal do Suez durante uma semana

Em março de 2021, um navio porta-contentores encalhou no Canal do Suez depois de ter sido atingido por rajadas de vento e provocou a paragem da circulação marítima numa das rotas mais utilizadas do mundo.

Tal como o Ever Foward (de 334 metros de comprimento), o Ever Given (de 400 metros) pertencia também à transportadora marítima Evergreen, sediada em Taiwan.

Na altura, a empresa explicava que estava "em contacto com as partes envolvidas, entre elas a autoridade que gere o Canal do Suez, para ajudar o navio o mais depressa possível". O incidente só acabou por ser resolvido cerca de uma semana depois, após o navio se ter movido cerca de 80% durante a madrugada, graças à maré alta.

“O almirante Osama Rabie, presidente da Autoridade do Canal do Suez, proclamou o recomeço do tráfego de navegação no canal”, anunciava, a meio da tarde do dia 29 de março de 2021, o organismo num comunicado.

O cargueiro esteve a interromper a circulação no canal durante sete dias, naquela que é uma das rotas marítimas mais importantes em todo o mundo.

A obstrução no canal causou um enorme trânsito de mercadoria, com a agência Associated Press a estimar perdas de nove mil milhões de dólares (cerca de 7,6 mil milhões de euros) por dia, depois de ter afetado o comércio global, já bastante fragilizado pela pandemia de covid-19. Pelo menos 360 cargueiros, que transportam desde petróleo a gado, esperavam por este momento.

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