Catargate. Eva Kaili confessa ter "dado instruções ao seu pai para esconder o dinheiro"

CNN Portugal , com Lusa
20 dez 2022, 14:30
Eva Kaili (Associated Press)

Imprensa belga divulgou as primeiras declarações da ex-vice-presidente do Parlamento Europeu, que está detida há mais de uma semana por suspeitas de ter recebido subornos do Catar

Eva Kaili admite que tinha grandes quantias de dinheiro em casa mas nega ter sido corrompida. Segundo avança o jornal Le Soir, que teve acesso à investigação, a ex-vice-presidente do Parlamento Europeu - suspeita de ter recebido subornos do Catar - confessou aos investigadores ter "dado instruções" ao seu pai para "esconder" parte dos milhares de euros que estavam em casa, tendo uma mala com dinheiro sido levada para o hotel Sofitel, onde estava alojado o progenitor da eurodeputada.

Foi precisamente o papel do pai de Kaili que permitiu à polícia belga (responsável pela condução da investigação) atuar, apesar da imunidade conferida na altura à vice-presidente do Parlamento Europeu, já que foi considerado que estava a cometer um flagrante delito. 
As autoridades judiciais já ordenaram que os outros dois acusados no âmbito do escândalo conhecido como ‘Catargate’ — o companheiro de Eva Kaili, Francesco Giorgi, que já reconheceu em declarações à polícia a sua participação no esquema de corrupção, e o ex-eurodeputado italiano Pier Antonio Panzeri — sejam mantidos em prisão preventiva.

Francesco Giorgi, a quem o tribunal confirmou a prisão preventiva no dia 14, confessou perante o juiz de instrução a sua participação numa organização que alegadamente recebia subornos do Catar e de Marrocos para ter benefícios políticos e económicos na União Europeia (UE).

Os investigadores consideraram o ex-eurodeputado socialista Pier Antonio Panzeri como o líder do esquema, referindo que terá usado a organização nãogovernamental (ONG) Fight Impunity (Lutar Contra a Impunidade, na tradução em português) para chegar a eurodeputados e membros “honorários”, incluindo o ex-comissário europeu das Migrações e Assuntos Internos Dimitris Avramopoulos e a ex-alta representante da UE para a Política Externa Federica Mogherini.

A mulher e a filha de Panzeri foram detidas em Itália por alegado envolvimento no caso de corrupção e a justiça italiana autorizou a extradição da primeira para a Bélgica, onde as autoridades suspeitam que teve um papel ativo no esquema. A defesa da mulher de Panzeri anunciou, no entanto, que vai recorrer da decisão, avançou a imprensa italiana.

Além disso, de acordo com o jornal Le Soir, tanto Giorgi quanto Panzeri referiram nas suas declarações o envolvimento do eurodeputado socialista belga Marc Tarabella, que já foi interrogado pela polícia e teve a sua casa revistada mas que permanece em liberdade

Eva Kaili, eurodeputada socialista grega, está detida há mais de uma semana, estando agendada para esta quinta-feira uma audiência no Tribunal de primeira instância de Bruxelas para decidir se se mantém em prisão preventiva.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados