CNE pede para não se divulgar em Portugal informação que está disponível em toda a Europa

CNN Portugal , DCT
9 jun, 19:03
Votar

A imprensa internacional está já a avançar com sondagens à boca das urnas em vários países europeus

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) recomenda que não sejam divulgadas em Portugal até às 20:00 as projeções que estão a ser difundidas em toda a Europa. Em causa estão as projeções que os órgãos de comunicação social de cada país estão a divulgar há horas.

Quem tem no seu telemóvel notificações da BBC, do El País e do Guardian, por exemplo, está a receber as projeções de países como a Alemanha ou a Áustria mas a CNE pede que os órgãos de comunicação social em Portugal não o façam. Ou seja, a informação está disponível em toda a Europa, os portugueses até a podem receber nos seus telefones (desde qe falem inglês ou espanhol, por exemplo), mas a CNE não quer que tal seja divulgado pelos órgãos de comunicação social portugueses,

Segundo o Observador, a recomendação da CNE surge após um pedido de esclarecimento feito pela RTP.

O pedido da comissão é que não sejam divulgadas pela imprensa portuguesa “análises e projeções de resultados de sondagem ou inquérito de opinião direta ou indiretamente relacionados com atos eleitorais”. Mesmo que estejam a chegar várias notificações de lá de fora aos telemóveis dos portugueses.

 

Política

Mais Política

Patrocinados