Sim, pode votar em qualquer lado de Portugal (e mais além) este domingo. É mesmo simples

CNN Portugal , DCT
4 jun, 09:57
Urna de voto (Foto: LUSA)

Guia para votar em qualquer lugar nestas eleições europeias

Quando são as eleições europeias?

As eleições acontecem durante um período de quatro dias, 6 a 9 de junho. A partir desta quinta-feira é já possível votar em alguns países, sendo os resultados conhecidos no domingo, dia durante o qual ainda há mesas de voto abertas. 

Onde posso votar?

Esta é uma das grandes novidades das eleições europeias deste domingo: vai ser possível votar em qualquer mesa de voto de Portugal ou em qualquer local de votação de todos os países da União Europeia sem que seja necessário um registo prévio. Apenas tem de apresentar o seu documento de identificação.

Estou numa região que não conheço, como sei onde posso ir votar?

O site do Portal do Eleitor tem uma ferramenta que mostra todos os locais de voto em Portugal e nos países da União Europeia. 

E se estiver fora da União Europeia?

Se vive num país terceiro fora da União Europeia, o ideal é informar-se junto do consulado ou embaixada local sobre como votar.

Quero votar na minha área de residência, como posso saber qual a minha mesa de voto?

O procedimento é o habitual para qualquer eleição em Portugal - seja autárquica, legislativa ou presidencial. Há um site criado pelo Ministério da Administração Interna onde pode ficar a saber o seu local de recenseamento. Existe ainda a opção de enviar um SMS para 3838 com o seguinte texto: RE espaço nº de BI ou CC espaço Data de Nascimento no molde AAAAMMDD.

Posso votar online?

Não. Apesar de haver uma maior facilidade de mobilidade, as votações continuam a ser exclusivamente presenciais.

Em que horário funcionam as mesas de voto?

Em Portugal, as mesas de voto abrem no dia 9 às 8:00 e encerram às 19:00 (também nos Açores encerram às 19:00 locais). Nos outros países da União Europeia é possível votar no dia 8 no mesmo horário.

Qual a idade mínima para votar?

Em Portugal, o voto é permitido a todas as pessoas com mais de 18 anos. Em alguns Estados-membros, como Áustria, Alemanha, Malta e Bélgica, cidadãos com 16 anos já podem votar. Na Grécia, o voto é legal a partir dos 17 anos.

Quando são conhecidos os resultados?

A CNN Portugal (emissão TV+site) divulga a sua projeção às 20:00 e a partir das 22:00 pode acompanhar os resultados detalhados em Portugal e na Europa. Neste site, é possível acompanhar ao minuto (tal como será no site e na antena da CNN Portugal).

Quantos eurodeputados são eleitos?

Nestas eleições são escolhidos 720 eurodeputados, mais 15 do que nas eleições de 2019.

Quantos deputados é que cada país elege?

Tal como explica o site do Parlamento Europeu, a Alemanha elege 96 eurodeputados, França 81, Itália 76, Espanha 61, Polónia 53, Roménia 33, Países Baixos 31, Bélgica 22, Grécia, Chéquia, Suécia, Portugal e Hungria 21 cada, Áustria 20, Bulgária 17, Dinamarca, Finlândia e Eslováquia 15 cada, Irlanda 14, Croácia 12, Lituânia 11, Eslovénia e Letónia 9, Estónia 7 e Chipre, Luxemburgo e Malta 6 cada.

Relacionados

Política

Mais Política

Patrocinados