Europeu de futebol feminino começa hoje e também aqui são onze contra onze e no fim (quase sempre) ganha a Alemanha

CNN Portugal , MMC
2 jul 2025, 14:54
Euro feminino

A prova termina no dia 27 de julho em Basileia, depois de 31 jogos em 26 dias e define se mais alguma seleção se junta ao lote restrito de vencedores da competição, composto pela atual campeã, Inglaterra, com um europeu conquistado, pela Alemanha, com oito, Noruega, com dois, e Países Baixos e Suécia com um título

O Campeonato Europeu de futebol feminino começa esta quarta-feira às 17:00, com o pontapé de saída entre a Islândia e a Finlândia, em Thun, na Suíça, o país que recebe esta edição da competição. Ainda no dia inaugural, às 20:00, há espaço para a seleção anfitriã abrir a sua prestação na fase final da prova, frente à Noruega, que já venceu o Europeu em 1987 e 1993. 

Na quinta-feira, Portugal entra em campo para defrontar a seleção espanhola, campeã mundial, cuja grande parte dos seus ‘pilares’ é comum aos do Barcelona, finalista da Liga dos Campeões. Das 23 jogadoras selecionadas pela selecionadora espanhola, 10 vêm da equipa culé, além da presença da ex-Barça e campeã europeia de clubes pelo Arsenal, Mariona Caldentey, que venceu a sua antiga equipa, na final da prova milionária. Entre outras atletas selecionadas na equipa adversária, destaca-se a presença de Cristina Martín Prieto, avançada do Benfica que apontou 30 golos em 37 jogos na temporada que passou. 

A partida entre Portugal e Espanha realizar-se-á em Berna às 20:00, no Stade de Suisse, outro dos oito estádios e oito cidades suíças por onde este Europeu passará. Além do Stade Suisse e da Arena Thun, a competição passará pelo Stade de Genève em Genebra, pelo Stadion Letzigrund em Zurique, pela AFG Arena em St. Gallen, pela Swissporarena em Luzerna, pelo Stade de Tourbillon em Sion e pelo St. Jakob-Park, em Basileia. Será neste último, o maior estádio da Suíça, com capacidade para mais de 34 mil espetadores, que se realizará a final da prova.

Até que se veja em campo a atual detentora do título de campeã europeia, Inglaterra, será preciso esperar até ao próximo sábado às 20:00, num jogo que junta as seleções inglesa e gaulesa. Mas antes desse duelo, entra em ação a seleção com maior número de Europeus conquistados: a Alemanha. As germânicas, além de dois mundiais, já conquistaram por oito vezes o europeu de futebol feminino.

Ou seja, mais de 60% dos 13 europeus disputados até agora, foram conquistados pela seleção alemã, um dado estatístico que dá força à expressão criada por Gary Lineker que defende que “o futebol são onze contra onze e no fim ganha a Alemanha.” 

A prova termina no dia 27 de julho em Basileia, depois de 31 jogos em 26 dias, e define se mais alguma seleção se junta ao lote restrito de vencedores da competição, composto pela atual campeã Inglaterra (com um europeu conquistado), pela Alemanha (oito), Noruega (dois), Países Baixos (um) e Suécia (um).

Desporto

Mais Desporto