Saiba tudo sobre o Euro aqui

Rússia não vai disputar a qualificação para o Euro 2024

20 set 2022, 16:31
Rússia (AP)

Revelação feita pelo presidente da Federação Ucraniana de Futebol, Andrii Pavelko. UEFA confirmou entretanto, esta tarde, continuidade da suspensão das equipas russas, algo que afeta também a seleção

Depois de ter sido impedida de disputar o apuramento para o Mundial 2022 devido à invasão à Ucrânia, a Rússia não vai disputar a qualificação para o Euro 2024. A revelação foi feita pelo presidente da Federação Ucraniana de futebol através das redes sociais. 

«Tal como solicitado, a Fedração Russa não vai estar presente no dia 9 de outubro Frankfurt, na Alemanha [ndr: data e local do sorteio da fase de qualificação para o Euro 2024]. Pelo menos até 2024, a Rússia não vai poder participar em competições internacionais de futebol. O Euro 2024 vai realizar-se sem o país agressor», escreveu Andrii Pavelko.

Recorde-se que além da UEFA e da FIFA terem impedido a seleção russa de jogar o play-off de apuramento para o Campeonato do Mundo do Qatar, também os clubes russos foram proibidos de jogar a Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência. 

Entretanto, na tarde desta terça-feira, a UEFA confirmou a ausência da Rússia da competição, na sequência da reunião do Comité Executivo do organismo, realizada nas últimas horas, em Hvar, na Croácia.

«Todas as equipas russas estão nesta altura suspensas, na sequência da decisão do Comité Executivo da UEFA, de 28 de fevereiro de 2022, posteriormente confirmada pelo Tribunal Arbitral do Desporto, a 15 de julho de 2022. Assim, a Rússia não está incluída no sorteio de qualificação para o Europeu 2024», lê-se, em nota oficial.

O sorteio realiza-se a 9 de outubro, em Frankfurt, sendo que a UEFA confirmou igualmente que a Alemanha, naturalmente por ser a anfitriã, qualifica-se automaticamente para o Europeu e não fará parte do sorteio.

As 53 seleções que participam no sorteio vão ser alocadas em dez grupos, sete deles de cinco seleções e três de seis.

Qualificam-se para o Europeu de 2024 os dez vencedores de grupo, assim como os dez segundos classificados. As outras três vagas vão ser decididas em play-off, em março de 2024.

O Euro 2024 vai jogar-se na Alemanha entre 14 de junho a 14 de julho.

Artigo atualizado, com a nota oficial da UEFA [originalmente publicado às 11h30]

Relacionados

Patrocinados