Um frente a frente particular no Espanha-Inglaterra (e também nos próximos clássicos entre Barcelona e Real Madrid)
Um jovem de 17 anos (feitos neste sábado) e outro de 20 são vistos, por muitos, como as grandes figuras das seleções finalistas deste Euro 2024. Lamine Yamal tomou o futebol europeu de assalto no Euro, confirmando os créditos que vinham sendo ganhos no Barcelona nesta época. Já Bellingham é visto como um dos candidatos à Bola de Ouro depois de ganhar a Liga dos Campeões e a Liga espanhola com o Real Madrid. Falta juntar uma taça Henri Delaunay.
Os dois vão ter a possibilidade de levantar o tão desejado troféu, mas só um o fará, neste domingo. É que a Espanha defronta a Inglaterra, em Berlim, pelas 20 horas, para encontrar a melhor equipa deste torneio. Os espanhóis partem com ligeiro favoritismo, mas a Inglaterra já mostrou que pode ganhar jogos no prolongamento e nos penáltis.
Lamine Yamal e Jude Bellingham podem até não ser os melhores das suas respetivas equipas, pois esse é sempre um exercício subjetivo. Olhando para as estatísticas do Sofascore, parceiro do Maisfutebol que tem acompanhado este Europeu ao detalhe, Fabian Ruiz tem sido o melhor espanhol e Declan Rice o melhor inglês, com classificação média de 8.02 e 7.65, respetivamente.
No entanto, os dois jovens serão com certeza as maiores figuras das duas equipas, com golos e assistências cruciais para esta caminhada (até agora) vitoriosa. Recorde-se a bicicleta de Bellingham, diante da Eslováquia, e o golaço de Yamal, contra a França.
Ambos disputaram seis jogos e têm classicações médias semelhantes, com vantagem para o inglês (7.35 e 7.33). Bellingham tem mais golos (2-1), apesar de jogar como médio-centro/médio-ofensivo, mas menos assistências que o espanhol.
Yamal cria mais oportunidades, Bellingham colabora na defesa e no ataque
O extremo do Barcelona conta com três passes para golo e seis grandes oportunidades criadas, especialmente com os seus cruzamentos certeiros. Bellingham tem zero assistências e apenas uma chance criada.
Mas Bellingham está mais presente no jogo. Conta com 72 toques por jogo, em média, contra 43.8 de Yamal. Ganha mais duelos e recupera mais bolas que o oponente, sendo que desempenha funções mais defensivas.
Por fim, uma estatística interessante, contra o que seria expectável: segundo o Sofascore, Bellingham tem mais dribles bem-sucedidos por jogo do que Yamal - 2.7 contra 2.0 do espanhol. No entanto, perde também mais a bola do que o jovem natural de Rocafonda, nos arredores de Barcelona.
Concluindo, os dois são tão jovens que bem podiam ganhar o prémio de melhor jovem do torneio. No entanto, a maturidade mostrada dentro de campo faz com que o vencedor da partida de hoje seja, provavelmente, o melhor jogador do Euro 2024.