O magnífico relógio suíço avariou já para lá da hora

23 jun, 22:31
Niclas Fullkrug (AP Photo/Frank Augstein)

SUÍÇA 1-1 ALEMANHA || Um jogo que tinha tudo para ser um mero pró-forma tornou-se num complicado desafio para os alemães, que apenas conseguiram resgatar o empate nos descontos. Ah, e Portugal tem uma coisa a reter desta partida

Mereciam mais – o melhor do jogo

Quem olhar para as estatísticas pensa que a Alemanha dominou e fez por merecer a vitória. Mas quem viu o jogo com olhos de ver percebe que a Suíça foi superior na globalidade da partida. O ataque alemão pouco pôde fazer frente a uma equipa forte na transição defensiva e que jogou na expectativa, mas não com um bloco demasiado baixo. Contam-se com os dedos de uma mão as oportunidades reais que a Alemanha teve de fazer o golo. A Suíça acabou por não ter muitas mais, mas esteve a poucos centímetros do 2-0 por Ruben Vargas, que viu o seu golo ser anulado por fora de jogo, e a uma grande defesa de Manuel Neuer de poder sair de Frankfurt com os três pontos.

Atenção, vamos jogar aqui: o pior do jogo

Tem sido um problema em alguns estádios deste Euro 2024 e o de Frankfurt não escapa: o relvado do palco deste encontro não se encontrava nas melhores condições. Durante a partida apareceram muitos buracos e as escorregadelas abundaram. Portugal tem de ter cuidado: vai jogar aqui nos oitavos de final. Esperemos que os jogadores da Seleção Nacional se apercebam que vão ter de patinar durante os 90 minutos que disputarem no Waldstadion.

Como é que se diz “apatia” em alemão? A surpresa do jogo

Os primeiros dois jogos da Alemanha neste Europeu fizeram-nos pensar que os fantasmas das últimas três grandes competições, em que o seu melhor resultado foi uma escassa presença nos oitavos de final, já estavam definitivamente afastados. Mas a exibição da Mannschaft frente à Suíça foi muito cinzenta e tem definitivamente de ser analisada por Julian Nagelsmann e a sua equipa técnica. A equipa criou poucas ocasiões de real perigo e, apesar de dominar estatisticamente, deu a ideia de ser a equipa inferior em campo. Os alemães foram de mais a menos nesta fase de grupos e terão de ter cuidado nos oitavos de final: a Dinamarca será o seu mais expectável adversário.

Um voo para o primeiro lugar: o momento do jogo

A Suíça poderia ter feito mais que um golo esta noite e uma das razões para não o ter feito foi Manuel Neuer. Aos 88 minutos, o guarda-redes de 38 anos fez a melhor defesa do encontro face a um remate de belo efeito de Granit Xhaka. Esta defesa manteve os alemães no encontro e possibilitou que o golo de Niclas Fullkrug desse o empate e o primeiro lugar do grupo à Mannschaft, que assim evita um altamente provável encontro com Itália nos oitavos de final.

Vídeos Euro 2024

Mais Vídeos Euro 2024

Patrocinados