Comissário europeu falha cimeira de comércio entre UE e EUA. “Não há espaço suficiente para questões de interesse”

2 dez 2022, 17:47
Thierry Breton, comissário europeu para o Mercado Interno

O responsável da UE pelo mercado interno não vai participar no encontro da próxima segunda-feira, alegando que "não há espaço suficiente para questões de interesse" da indústria europeia

O comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, não vai participar no Conselho de Comércio e Tecnologia entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos, que decorre na Universidade de Maryland na próxima segunda-feira. Um assessor do responsável europeu, citado pela Bloomberg, justifica que no evento “já não há espaço suficiente para as questões que preocupam muitos ministros e empresas da indústria europeia” e “está agora limitado a duas horas de reuniões ministeriais”.

Breton já havia manifestado anteriormente a sua frustração relativamente a estas cimeiras transatlânticas sobre tecnologia e comércio. Agora, optou por não viajar para Washington para o evento de 5 de dezembro porque não foi dedicado tempo suficiente à Lei da Redução da Inflação dos EUA, um plano económico que privilegia os produtos made in America, em particular no setor dos veículos elétricos, mas que preocupa Bruxelas por considerar que quebra algumas regras do comércio internacional.

Mais concretamente, os governos europeus estão preocupados com o facto de a proposta de subsídios destinados a carros elétricos fabricados nos EUA poder dificultar as perspetivas económicas dos fabricantes de automóveis da UE, acusações que Washington nega.

Alegadamente, segundo avança o Politico, foi reservada menos de uma hora para se chegar a um potencial compromisso sobre a disputa comercial em curso, o que levou os Estados-membros da UE – sob representação do Presidente francês – a apelar a potenciais ações de retaliação comercial contra a Administração norte-americana.

Já esta quinta-feira, o Presidente norte-americano, Joe Biden, e o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, sugeriram que ambas as partes podem encontrar um compromisso a curto prazo para a disputa comercial, embora Macron tenha insistido que os EUA e a UE “não estão em pé de igualdade” em relação aos subsídios previstos na Lei de Redução da Inflação.

Breton deverá viajar sozinho para Washington no início do próximo ano, com uma agenda que prevê reuniões com decisores políticos dos Estados Unidos.

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados