Fotograma de um vídeo publicado pelo secretário da Defesa dos EUA, Pete Hegseth, que mostra dois barcos momentos antes de serem atingidos por um míssil, no oceano Pacífico, na segunda-feira. Na publicação, Hegseth revela que, além daqueles barcos, as forças militares dos EUA atacaram outros dois, matando 14 pessoas. (Pete Hegseth/X)
As forças armadas dos EUA lançaram ataques contra mais quatro barcos no oceano Pacífico na segunda-feira, matando 14 pessoas a bordo das embarcações, havendo um sobrevivente, de acordo com o secretário de Defesa, Pete Hegseth.
Foi a primeira vez que foram lançados vários ataques no mesmo dia como parte da campanha da administração Trump contra barcos supostamente envolvidos no tráfico de drogas. De acordo com Hegseth, as autoridades mexicanas assumiram a responsabilidade de coordenar a busca e o resgate do único sobrevivente.
As autoridades mexicanas não responderam imediatamente ao pedido de comentário da CNN.
Na segunda-feira, foram lançados três ataques no Pacífico — com um a atingir dois barcos ao mesmo tempo — elevando para 13 o número total de ataques realizados pelas Forças Armadas dos EUA contra barcos suspeitos de tráfico de drogas desde o início de setembro. Até ao momento, essas operações destruíram um total de 14 barcos e mataram 57 pessoas — com três sobreviventes no total. Um dos últimos ataques destruiu dois barcos ao mesmo tempo.
Na semana passada, as Forças Armadas dos EUA realizaram a sua primeira ronda de ataques no oceano Pacífico oriental, o que parece indicar uma expansão da campanha da administração Trump, tendo em conta que os sete ataques anteriores tinham como alvo barcos no Mar das Caraíbas.
Segundo Pete Hegseth, os barcos visados nos três últimos ataques estavam a ser “operados por organizações terroristas designados que traficavam narcóticos no Pacífico Oriental”.
“Os quatro navios eram conhecidos pelos nossos serviços de inteligência, circulavam por rotas conhecidas de tráfico de drogas e transportavam narcóticos”, acrescentou Hegseth.
“Oito narcoterroristas do sexo masculino estavam a bordo das embarcações durante o primeiro ataque. Quatro narcoterroristas do sexo masculino estavam a bordo da embarcação durante o segundo ataque. Três narcoterroristas do sexo masculino estavam a bordo da embarcação durante o terceiro ataque”, escreveu Hegseth, na rede social X. “Todos os ataques ocorreram em águas internacionais, sem que nenhuma força dos EUA fosse ferida.
Yesterday, at the direction of President Trump, the Department of War carried out three lethal kinetic strikes on four vessels operated by Designated Terrorist Organizations (DTO) trafficking narcotics in the Eastern Pacific.
— Secretary of War Pete Hegseth (@SecWar) October 28, 2025
The four vessels were known by our intelligence… pic.twitter.com/UhoFlZ3jPG