As autoridades policiais dos EUA estão a tentar confirmar o que estão a ver os residentes de Nova Jérsia e de onde vêm - ou se são drones, em vez de aviões normais, a voar em rotas normais, que as pessoas estão a identificar erradamente.
Drones de grandes dimensões tornaram-se um enorme tema de conversa em Nova Jérsia, nos Estados Unidos: os habitantes relataram ter avistado drones do tamanho de carros pequenos a voar durante a noite; as autoridades não têm a certeza se estão a ver algo invulgar ou se são mesmo drones.
Mas mesmo que os avistamentos de Nova Jérsia sejam outra coisa, os drones grandes existem. E podem ter uma vasta gama de potenciais utilizações para amadores, utilizadores comerciais ou militares, de acordo com especialistas em aeronaves não tripuladas.
“Há tantas utilizações para estes dispositivos. É quase ilimitado”, afirma Ryan Wallace, professor associado de engenharia aeronáutica na Embry-Riddle Aeronautical University, à CNN.
Avistamentos de drones?
As autoridades policiais, incluindo o FBI, ainda estão a tentar confirmar o que estão exatamente a ver os residentes de Nova Jérsia e de onde vêm - ou se são drones, em vez de aviões normais, a voar em rotas normais, que as pessoas estão a identificar erradamente.
“Temos relatos do público e das autoridades policiais que datam de várias semanas”, afirmou o departamento do FBI em Newark a 3 de dezembro.
Os residentes de Nova Jérsia relataram ter visto drones a sobrevoar as suas cabeças, por vezes em grupos. Os avistamentos foram registados nos condados de Morris e Somerset, de acordo com as autoridades locais. Ambos estão localizados na área metropolitana de Nova Iorque.
Mas os avistamentos não aconteceram apenas entre os residentes preocupados. A Guarda Costeira dos EUA, que faz parte do Departamento de Segurança Interna, afirma que um dos seus agentes encontrou os drones.
O Departamento de Segurança Interna e o porta-voz da segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, disseram na quinta-feira que muitos dos avistamentos relatados são, na verdade, “aeronaves tripuladas” a operar legalmente. E especialistas garantiram à CNN que os objetos em vídeos de “avistamentos” que analisaram pareciam ser aviões.
A Casa Branca também assegurou que “não há provas neste momento” de que os misteriosos avistamentos “representem uma ameaça à segurança nacional ou pública ou tenham uma ligação com o estrangeiro”.
Ainda assim, os residentes de Nova Jérsia estão frustrados com a falta de respostas claras sobre o que estão a ver.
“Veem-se luzes vermelhas e verdes a piscar nas esquinas. O avião muda de direção, vai de 90 para 270 graus, voa em direções diferentes”, conta um residente de Nova Jérsia à CNN. “E os aviões obviamente não conseguem fazer isso”.
O governador de Nova Jérsia, Phil Murphy, reconheceu que também está a pressionar o governo federal para obter mais informações. Num post no X, Murphy admitiu que falou com a conselheira de segurança interna dos EUA, Liz Sherwood-Randall, "para discutir as preocupações sobre a resposta do governo federal".
Today I spoke with Liz Sherwood-Randall, White House Homeland Security Advisor, to discuss my concerns over the federal government’s response to recent drone sightings in NJ.
— Governor Phil Murphy (@GovMurphy) December 12, 2024
I’ll continue to press the federal government, including the @FBI, for answers on behalf of the public.
Utilizações de drones
A maioria das pessoas está familiarizada com os drones mais pequenos que os amadores utilizam para a fotografia. Em teoria, um amador também pode comprar ou construir um drone maior.
“As asas não são algo que acrescente muito volume em termos de massa do drone, na verdade são as partes mais leves do drone”, explica Pramod Abichandani, diretor do Laboratório de Mobilidade Aérea Avançada do Instituto de Tecnologia de Nova Jérsia. “Mesmo quando se trata de drones multirotor, como um quadricóptero... as extensões desse quadricóptero são basicamente hastes de fibra de carbono, super leves.”
O peso é importante, porque é necessária uma aprovação especial - e mais invulgar - da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla original) para pilotar drones que pesem mais de 55 pounds (cerca de 24kg), de acordo com William Austin, presidente do Warren Community College em Nova Jérsia, que estudou aeronaves não tripuladas e iniciou o programa de drones da escola.
Os amadores também teria de estar dispostos a desembolsar muito dinheiro por drones tão grandes, que podem custar dezenas de milhares de euros, segundo os especialistas.
Na maioria das vezes, os drones de grandes dimensões são utilizados para fins comerciais ou militares. Podem ser usados, por exemplo, na agricultura para inspecionar ou pulverizar campos. Ou em infraestruturas para avaliar o estado de estradas e edifícios ou para cartografia. (No entanto, para esses usos, os drones teriam quase de certeza de estar a voar durante o dia e não à noite, quando se diz que os avistamentos de Nova Jérsia ocorreram).
Algumas agências de aplicação da lei começaram a utilizar drones para busca e salvamento, embora não precisem necessariamente de drones de grandes dimensões para o efeito.
Alguns drones maiores e mais pesados também têm sido usados para transporte comercial, de modo a fazer entregas. “Não é muito comum, mas também não é inédito”, diz Wallace.
Os militares podem utilizar drones de grandes dimensões, equipados com todo o tipo de sensores - desde câmaras tradicionais potentes a sensores de infravermelhos - para vigilância.
E nos próximos anos os americanos vão começar a ver drones ainda maiores e mais potentes a voar por aí, avisa Austin, como os fabricados pela empresa chinesa EHang para transportar pessoas.
Mas por enquanto, diz, “não é provável vê-los aqui, porque é preciso passar por muitas etapas de permissão da FAA". "Há tão poucas pessoas com esse tipo de credenciais que a FAA saberia muito rapidamente quem estava a pilotar um drone desse tipo no espaço aéreo nacional”.