A possibilidade tem dividido a opinião dos norte-americanos
Os EUA estão a ponderar adotar a imagem de Donald Trump numa moeda de 1 dólar para comemorar os 250 anos da declaração da independência norte-americana, segundo o Departamento do Tesouro do país.
Na imagem, que tem vindo a ser amplamente partilhada, é possível ver duas ilustrações do atual presidente com diferentes inscrições. Na parte frontal da moeda lê-se “Em Deus nós confiamos” ou “Liberdade”, para além das datas de 1776 e 2026, enquanto no verso está inscrita a frase “Lutar, Lutar, Lutar”.
Embora não haja confirmação oficial de que a moeda terá, de facto, a efígie de Trump, a veracidade do design já foi confirmada pelo secretário do Tesouro norte-americano, Brandon Beach.
“Sem notícias falsas aqui. Esses primeiros rascunhos em homenagem ao 250.º aniversário da América e ao presidente são reais”, escreveu numa publicação na rede social X. “Estou ansioso por partilhar mais novidades em breve, assim que o encerramento obstrucionista do governo dos Estados Unidos terminar”, acrescentou.
No fake news here. These first drafts honoring America’s 250th Birthday and @POTUS are real.
— U.S. Treasurer Brandon Beach (@TreasurerBeach) October 3, 2025
Looking forward to sharing more soon, once the obstructionist shutdown of the United States government is over. https://t.co/c6HChM6ijG
A possibilidade, no entanto, tem dividido os norte-americanos. Se, de um lado, os apoiantes de Trump aplaudem a iniciativa por mostrar “o lado patriota” dos EUA, do outro, a ala mais progressista e de esquerda do país critica duramente a imagem. Citando uma lei datada de 1866, os críticos defendem que o retrato de pessoas vivas “não pode ser usado para cunhar moedas pelo Tesouro americano”.
“Nenhuma moeda emitida sob esta subseção pode conter a imagem de um ex-presidente ou presidente atual vivo, ou de qualquer ex-presidente falecido durante o período de dois anos após a data da morte do mesmo”, lê-se no código dos EUA que rege o design de moedas.
Em antecipação ao 250.º aniversário da fundação dos Estados Unidos, o Congresso aprovou a Lei de Reformulação das Moedas Coleccionáveis em Circulação, permitindo ao Tesouro norte-americano emitir moedas comemorativas de 1 dólar. Segundo a lei, o secretário do Tesouro poderá "cunhar, durante um período de um ano a partir de 1 de janeiro de 2026, moedas de 1 dólar com desenhos representativos do 250.º aniversário dos Estados Unidos".
No entanto, a mesma lei deixa claro que “nenhum retrato de cabeça e ombros ou busto de qualquer pessoa, viva ou morta, pode ser incluído no design do reverso de moedas especificadas”.
Questionada sobre se Donald Trump já teria visto as primeiras imagens do design, a secretária de imprensa da Casa Branca não quis dar certezas. “Não tenho a certeza se ele viu, mas tenho a certeza de que vai adorar”, afirmou Karoline Leavitt.
Até hoje, o único presidente vivo a figurar numa moeda foi Calvin Coolidge, em 1926.