Minuteman III. Estados Unidos testam míssil de longo alcance com capacidade nuclear para "tranquilizar aliados"

17 ago 2022, 12:59

Lançamento chegou a estar programado para 4 de agosto, mas foi adiado por causa da visita de Nancy Pelosi a Taiwan

A Força Aérea dos EUA lançou, esta terça-feira, um míssil de longo alcance com capacidade nuclear, avança a CNN Internacional. O míssil balístico desarmado intercontinental Minuteman III, que está equipado com um veículo de reentrada de teste, foi lançado da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia, e viajou 6,7 mil km até um campo de teste perto das Ilhas Marshall.

Em comunicado, a Força Aérea revela que o míssil foi lançado às 12:49 (hora local) para "demonstrar a prontidão das forças nucleares dos EUA e fornecer confiança na letalidade e eficácia da dissuasão nuclear do país”.

"Este lançamento de teste é parte da rotina e das atividades periódicas que pretendem demonstrar que a dissuasão nuclear dos EUA é segura, confiável e eficaz para travar as ameaças do século XXI e tranquilizar os nossos aliados. Estes testes aconteceram mais de 300 vezes antes e não são resultado dos acontecimentos mundiais atuais”, sublinha.

O coronel Chris Cruise, comandante do 576.º Esquadrão de Testes de Voo, acrescentou que "a pedra angular da segurança nacional" quer do país quer dos aliados é a "tríade nuclear".

“Este lançamento programado de teste é uma demonstração de como a frota de ICBM [míssil balístico intercontinental] da nossa nação ilustra a prontidão e fiabilidade do sistema de armas. Também é uma ótima plataforma para mostrar os conjuntos de habilidades e experiência de pessoal de manutenção de armas estratégicas e das equipas de mísseis que mantêm um vigilância inabalável para defender a pátria”, afirmou em comunicado.

Segundo o porta-voz da AF Global Strike Command, Steven Wilson, o lançamento estava programado para 4 de agosto, mas foi adiado por causa da visita de Nancy Pelosi a Taywan.

O que é o míssil Minuteman III?

Os EUA testam regularmente o seu sistema de armas intercontinentais para verificar a sua precisão e confiabilidade. O Minuteman III (LGM-30G) é tradicionalmente conhecido como a única perna terrestre da tríade nuclear dos EUA, uma vez que é lançado desde o solo. As outras duas partes da tríade são o míssil balístico lançado por submarino Trident e as armas nucleares transportadas por bombardeiros estratégicos de longo alcance.

De acordo com a descrição disponível no site da Força Aérea norte-americana, este tipo de míssil guiado "é um sistema de armas estratégicas que utiliza um míssil balístico de alcance intercontinental".

"Os mísseis são dispersos em silos reforçados para proteção contra ataques e conectados a um centro de controlo de lançamento subterrâneo através de um sistema de cabos reforçados. As equipas de lançamento, compostas por dois oficiais realizam vigias de 24 horas por dia no centro de controlo de lançamento", lê-se nas caraterísticas do LGM-30G.

Segundo a mesma fonte, "a variedade de sistemas de comunicação" permite ainda que presidente e o secretário de Defesa tenham contacto direto e fiável com a equipa de lançamento. 

"Caso se perca a capacidade de comando entre o centro de controlo de lançamento e as instalações remotas de lançamento de mísseis, as aeronaves do centro de controlo de lançamento aéreo E-6B especialmente configuradas assumem automaticamente o comando e controlo do míssil ou mísseis isolados. As equipas de combate de mísseis aerotransportados totalmente qualificadas executariam as ordens do presidente."

Este tipo de mísseis foi criado no final dos anos 50, sendo que o míssil Minuteman I foi lançado no início da década de 60. Os mísseis foram recebendo melhorias ao longo dos anos, com programas de modernização que resultaram em novas versões com opções de alvo expandidas, precisão aprimorada e capacidade de sobrevivência.

O míssil pesa 36 toneladas e tem um alcance de 5.218 milhas (cerca de 8.400 quilómetros). Quanto à velocidade, o Minuteman III atinge os 24.136 km/h no limite e pode levar duas ou três ogivas. Estima-se que os EUA tenham mais de 400 mísseis Minuteman III.

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Mais Lidas

Patrocinados