Autoridades dos EUA encontram túnel na fronteira com o México e apreendem quase uma tonelada de cocaína

CNN , Steve Almosy *
18 mai 2022, 19:12
O túnel tem um sistema de seguimento e paredes reforçadas. (Imagem da Procuradoria-geral do sul da California)

Passagem foi escavada no subsolo a cerca de seis andares de profundidade. Além de cocaína, foram apreendidos 74 quilos de metanfetaminas e cerca de 2 quilos de heroína

Foi recentemente descoberto um túnel com cerca de 500 metros sob a fronteira entre os Estados Unidos e o México. Este possuía um sistema ferroviário, eletricidade e um sistema de ventilação, informaram as autoridades federais na segunda-feira (dia 16) quando anunciaram acusações de drogas contra seis pessoas na Califórnia, nos Estados Unidos.

De acordo com um comunicado do Departamento de Justiça, a passagem foi descoberta no início de sexta-feira (dia 13) por uma força-tarefa liderada por investigadores do Departamento de Segurança Interna dos EUA, que tinham estado a vigiar uma alegada casa de droga na Cidade Nacional, a sul de San Diego.

A polícia seguiu um indivíduo desde a casa até um armazém no bairro de Otay Mesa em San Diego, cerca de 100 metros a norte da fronteira com o México.

A saída do túnel foi encontrada no chão de um armazém. (Imagem da Procuradoria-geral do sul da California)

O homem, juntamente com vários outros, foram detidos após as autoridades terem encontrado drogas nos seus veículos, informou o Departamento de Justiça numa queixa criminal.

Durante a busca no armazém, as autoridades encontraram um “sofisticado ponto de saída do túnel transfronteiriço escavado no chão de cimento”.

A extensão do túnel vai desde Tijuana, no México, por cerca de 500 metros até ao armazém em Otay Mesa. Tem 18 metros de profundidade e 1,2 metros de diâmetro. Para além disso, os construtores ainda reforçaram as paredes.

O túnel estava a seis andares debaixo do solo e passava por baixo da vedação da fronteira. (Imagem da Procuradoria-geral do sul da California)

“Não há mais luz no final deste túnel de narcotráfico”, disse o Advogado Randy Grossman, dos Estados Unidos. “Vamos eliminar todas as rotas subterrâneas de contrabando que encontrarmos para impedir que as drogas ilícitas cheguem às nossas ruas e destruam as nossas famílias e comunidades”.

O Departamento de Justiça disse que esta é a 90ª descoberta de um túnel no Sul da Califórnia desde 1993, e a primeira desde Março de 2020 (que também terminava num armazém de Otay Mesa). Desses túneis, 27 foram considerados “sofisticados”.

Foram acusados seis indivíduos do Sul da Califórnia por conspirarem a distribuição de 800 kg de cocaína, acrescenta o comunicado.  Dois arguidos são também acusados de tráfico de heroína e metanfetaminas.

Para além de cocaína, foram apreendidos pelas autoridades 74 quilos de metanfetaminas e cerca de 2 quilos de heroína.

* Elizabeth Joseph, da CNN, colaborou neste relatório.

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados