Esta fotografia "viajou" mais de 250 quilómetros com a força dos tornados

12 dez 2021, 13:13
Tornados nos EUA: fotografia de família viaja mais de 250 quilómetros (Facebook / Katie Posten)

Katie Posten encontrou um papel no vidro do carro. Era uma fotografia de família. Começou aí a procura por quem a perdera

Uma mulher com um vestido às riscas segura uma criança. O ano é o de 1942, assinalado no verso da fotografia a preto e branco. “Gertie Swatzell + JD Swatzell”, lê-se ainda numa caligrafia trabalhada. Com a força dos tornados que atingiram os Estados Unidos, em especial no Kentucky, a imagem cruzou cerca de 250 quilómetros.

A mesma distância, aproximadamente, de uma viagem entre Lisboa e Aveiro. Foi o mesmo vento destrutivo, que já causou mais de 90 mortos em território americano, que permitiu esta história de esperança no meio da tragédia.

Detalhes no verso permitiram iniciar a busca (Facebook / Katie Posten)

Katie Posten vive em New Albany, no estado do Indiana. Neste sábado, deparou-se com um papel no vidro do carro. A princípio pensou ser uma nota, mas acabou por descobrir uma fotografia de família com várias décadas. No momento, contou à CNN, pensou imediatamente que pudesse ter vindo do Kentucky, já que não havia sinais de destruição na cidade onde vive.

E foi então que as redes sociais entraram em ação. Katie Posten publicou a fotografia, na expectativa de conseguir encontrar a sua origem.

A missão estava completa poucas horas depois. Cole Swatzell entrava em contacto pelo Facebook com uma boa notícia. “Pensar que viajou para tão longe. Estes são os avós do meu pai”, respondeu. Este descendente a viver em Dawson Springs, no estado do Kentucky, não sabe dizer de que casa dos seus familiares terá vindo a fotografia.

Mas vai encontrar-se com Katie Posten ainda esta semana para devolver a fotografia ao sítio onde ela pertence. Ao fazer o anúncio, a americana partilhou também imagens do estado em que ficou a cidade natal do documento. 

E.U.A.

Mais E.U.A.

Mais Lidas

Patrocinados