Biden teve contacto de risco com pessoa infetada

21 dez 2021, 03:34
Biden

Presidente dos EUA fez viagem no Air Force 1 perto de pessoa que esta segunda-feira testou positivo. Joe Biden testou negativo no domingo e não ficará em isolamento, porque está totalmente vacinado

Joe Biden teve um contacto próximo com um responsável da Casa Branca que entretanto testou positivo para a covid-19. A informação foi confirmada oficialmente esta segunda-feira à noite pela presidência dos Estados Unidos.

O contacto de risco aconteceu na sexta-feira, durante uma viagem no Air Force 1, o avião oficial do presidente norte-americano. O responsável da Casa Branca (que não foi identificado) esteve perto de Biden durante cerca de 30 minutos, num voo da Carolina do Sul para Pensilvânia, informou a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki. A pessoa em questão está vacinada com três doses e só detetou sintomas de que estaria doente no domingo, dois dias depois da viagem no avião presidencial. O teste positivo foi feito na manhã de segunda-feira.

Entretanto, após essa viagem, Biden já foi submetido a um teste de antigénio no domingo, tendo apresentado resultado negativo. O presidente dos EUA vai continuar sob vigilância, para além da testagem regular a que é submetido por razões prudenciais. Por estar totalmente vacinado, Biden não é obrigado a ficar em isolamento após um contacto de risco. Está previsto que o inquilino da Casa Branca volte a ser testado na quarta-feira.

Na semana passada, o chefe da diplomacia norte-americana, Anthony Blinken, interrompeu um périplo por países da Ásia-Pacífico após uma pessoa da sua comitiva ter testado positivo. Blinken foi entretanto submetido a testes e não está infetado.

Ao contrário do que acontecia no tempo de Donald Trump, com a Administração Biden a regra é que todo o pessoal dos gabinetes esteja vacinado, incluindo com a dose de reforço. Segundo Jen Psaki, 99% do pessoal da Casa Branca já foi vacinado com as três doses.

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados