Esta pintura foi encontrada num celeiro coberta de excrementos de pássaros. E acabou vendida por mais de 2,8 milhões

CNN Portugal , MJC
29 jan 2023, 11:59
Quadro de Anthony van Dyck vendido por 3 milhões de dólares em leilão (AP)

O colecionador Albert B. Roberts comprou o estudo de "São Jerónimo", há vinte anos, por 550 euros

Descoberta no celeiro de uma quinta, coberta de excremento de pássaros, uma pintura de Anthony van Dyck foi vendida por mais de 3 milhões de dólares (mais de 2,8 milhões de euros) num leilão da Sotheby's. 

A obra é um estudo para uma pintura posterior produzida pelo mestre flamengo e intitulada "São Jerónimo". A pintura final está atualmente no Museu Boijmans van Beuningen em Roterdão, nos Países Baixos.

O esboço, que retrata um homem idoso, nu, sentado num banco, é um dos dois únicos grandes estudos que o artista criou a partir de modelos vivos e, provavelmente, foi pintado entre 1615 e 1618, quando van Dyck era ainda um jovem que trabalhava ao lado do mestre Peter Paul Rubens, em Antuérpia.

Estudo para São Jerónimo, de Anthony van Dyck (DR/Sotheby's)

A obra foi descoberta em 2002 no celeiro de uma quinta em Kinderhook, Nova Iorque, EUA, e adquirida na altura em leilão, por apenas 600 dólares (cerca de 550 euros), por Albert B. Roberts, "um colecionador apaixonado por obras 'perdidas', que descrevia a sua coleção como 'um orfanato para arte perdida que sofreu negligência'", explicou a Sotheby's. 

Mas, em 2019, a historiadora de arte Susan J. Barnes publicou um artigo no qual certificava a autoria e considerava o esboço como uma obra "surpreendentemente bem preservada" de van Dyck. 

A pintura foi oferecida à Sotheby's pelos administradores do espólio de Roberts, que morreu em 2021, e foi vendida por 3,1 milhões de dólares na passada quinta-feira. Uma parte dos lucros beneficiará a Albert B. Roberts Foundation, que apoia financeiramente artistas e instituições de caridade. 

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados