A verdade sobre a aplicação Truth Social, de Donald Trump

CNN , Análise de Chris Cillizza
23 fev 2022, 22:00
Aplicação "Truth Social" de Donald Trump (CNN)

Há claramente interesse na nova rede social de Trump. Mas será que esse interesse ainda existirá daqui a um mês, enquanto a Truth Social se torna operacional?

Truth Social, a rede social criada por Donald Trump na sequência da sua expulsão da rede social Twitter, foi lançada na segunda-feira. Decidi experimentar e criar a minha própria conta para ver como era.

O processo de registo de conta pareceu-me simples. Descarreguei a aplicação Truth Social da App Store da Apple e criei uma conta. Depois, eis que surgem os problemas. A aplicação enviou-me a seguinte mensagem: “Obrigado por se juntar a nós! Devido a uma grande procura, encontra-se em lista de espera. Gostamos muito de si e não é um número qualquer para nós. Mas o seu número da lista de espera ainda está longe para poder entrar.”

E qual é o número, perguntam vocês? 401.477.

(Sobre outras notícias mais animadoras, recebi um e-mail da Truth Social, a felicitar-me pela nova conta e a afirmar que era agora o número 321.477 da lista de espera. Boa!)

Pelos vistos, a minha experiência é a regra e não a exceção, como aconteceu a todos aqueles que esperavam ter a aplicação Truth Social.

Tal como a CNN escreveu na segunda-feira: “Os utilizadores que descarregaram a aplicação na segunda-feira de manhã foram felicitados com uma mensagem a convidá-los para se registarem, mas o processo de registo acabou numa lista de espera para aceder à plataforma, que já tinha mais de 150 mil pessoas.”

O antigo representante político da Califórnia, Devin Nunes, que saiu do Congresso para gerir a Truth Social, prometeu que a aplicação estaria totalmente operacional no final de março, que começa – verifiquei o calendário – dentro de poucos dias.

E isso é estranho, sobretudo se tivermos em conta que Donald Trump Jr. tinha publicado um tweet que parecia ser a primeira publicação do ex-Presidente Donald Trump na Truth Social, na semana passada, na qual estava escrito: “Preparem-se! Poderão ver o vosso Presidente em breve!”

Por “em breve”, parece que Trump se referia ao final de março.

Esse não foi o único problema da aplicação na segunda-feira, como foi referido pelo site tecnológico CNET:

“As pessoas que descarregaram a aplicação reportaram mensagens de erro, quando tentaram colocar a data de nascimento, o e-mail ou o número de telefone para criar uma conta. ‘Algo correu mal. Por favor, tente novamente’, era o que dizia a mensagem.”

Dito tudo isto, é de salientar que, pelo menos, 401.476 pessoas querem usar a Truth Social e estão dispostas a esperar. E uma verificação rápida ao top 3 de aplicações gratuitas da App Store da Apple na terça-feira mostrou que a Truth Social estava em número um, seguida da HBO Max e da “Talking Ben the Dog”. (Também descarreguei esta, é uma espécie de videojogo com um cão que fala, pois claro!)

Há claramente interesse na nova rede social de Trump. Mas será que esse interesse ainda existirá daqui a um mês, enquanto a Truth Social se torna operacional?

A verdade é que Trump e Devin Nunes têm em mãos uma tarefa hercúlea.

Pelo pouco que sabemos da Truth Social, parece ser uma resposta assertiva ao Twitter. Em vez de tweets, publicam-se “verdades”. Em vez de retweets, há “reverdades”. (Isto faz-me lembrar ‘Um Príncipe em Nova Iorque’ e o McDowell’s: “Eles têm o Big Mac, eu tenho o Big Mick.”)

Portanto, Trump está a tentar inventar algo que já existe e que tem um amplo alcance na cultura política e mediática, que ele espera influenciar.

Mas até mesmo nesta tentativa de inventar a roda, Trump, que foi banido do Twitter no seguimento dos tumultos a 6 de janeiro de 2021 no Capitólio, não é o único. Temos a plataforma Parler, que foi relançada no início de 2021 e também temos a Gettr, que foi formada no ano passado pelo antigo conselheiro de Trump, Jason Miller.

A Truth Social tem o envolvimento ativo de Trump do seu lado, mas põe-se esta questão: haverá pessoas suficientes, dispostas a manter estes três serviços em atividade?

Os dados iniciais da Truth Social não são propriamente animadores. Na nossa cultura de gratificação imediata, pedir às pessoas que aguardem para terem o que querem não é receita para o sucesso. Quanto a mim, só tenho umas quantas centenas de milhares de pessoas à minha frente…

E.U.A.

Mais E.U.A.

Mais Lidas

Patrocinados