Turistas descontrolados para ver o Etna em erupção estão a bloquear estradas e a impedir resgates

CNN , Barbie Latza Nadeau e Billy Stockwell
19 fev 2025, 14:36
Turistas assistem à descida de um fluxo de lava pelo flanco sudoeste do Monte Etna. Salvatore Allegra/Anadolu/Getty Images
Adicione a CNN como fonte preferidaSiga-nos no Google News ?Saiba mais

Uma semana de espetaculares jatos de lava no Monte Etna, na Sicília, um dos vulcões mais ativos do mundo, atraiu milhares de pessoas que queriam ver a erupção.

Mas o súbito afluxo de turistas tornou-se um risco para a segurança, de acordo com Salvo Cocina, chefe da agência regional de Proteção Civil da Sicília.

A maioria dos turistas está bem equipada e acompanhada por guias alpinos e vulcanológicos, disse à CNN, mas “há também um afluxo constante de milhares de pessoas, que estacionam de forma descontrolada e caminham à beira de estradas estreitas, bloqueando a circulação de veículos de resgate”.

Na segunda-feira, oito pessoas que estavam a tentar subir a montanha sem guia perderam-se durante várias horas até serem localizadas pelos socorristas, indicou Cocina. No domingo, um homem de 48 anos fraturou o pé depois de cair no gelo, contou ainda.

A presença constante de equipas de resgate, incluindo ambulâncias todo-o-terreno e outros veículos com tração às quatro rodas, é importante para aqueles que trabalham no vulcão e para os guias que estão autorizados a levar as pessoas para a montanha.

“Bloqueá-los criou uma situação perigosa para todos”, alertou.

Lava flui de fratura no Monte Etna durante uma erupção do vulcão a 14 de fevereiro. Etna Walk/AFP/Getty Images

A atual fase eruptiva começou a 11 de fevereiro, de acordo com o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia do país. Os vídeos e as fotografias da lava cor de laranja brilhante a escorrer pela encosta da montanha tornaram-se virais depois de um grupo de caminhantes os ter publicado nas redes sociais.

Boris Behncke, um vulcanólogo do Observatório do Etna, que vive no flanco da montanha, disse à CNN na terça-feira que a lava tinha descido até cerca de 1.950 metros de altitude e destruído árvores perto de uma estrada de serviço.

O aeroporto de Catânia também desviou os voos devido às nuvens de cinzas no domingo e na segunda-feira, de acordo com a conta X do aeroporto, mas já retomou todos os serviços. O aeroporto encerra várias vezes por ano devido à atividade do vulcão.

Para além de ser o estratovulcão mais ativo do mundo, o Monte Etna é também o vulcão mais alto da Europa, com cerca de 3.350 metros de altura.

Em 2023, uma nuvem de cinzas vulcânicas expelida pelo vulcão provocou o encerramento de um dos maiores aeroportos da Sicília, levando a atrasos, cancelamentos e desvios de voos.

*Duarte Mendonça contribuiu para este artigo

Informação em todas as frentes, sem distrações? Navegue sem anúncios e aceda a benefícios exclusivos.
TORNE-SE PREMIUM

Europa

Mais Europa