Autoridades italianas decretam alerta laranja
É o mais ativo da Europa e voltou a entrar em erupção. O vulcão Etna, na Sicília, Itália, lançou esta segunda-feira uma enorme nuvem de fumo, visível em grande parte da ilha italiana, apanhando de surpresa os habitantes e muitos turistas.
O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia de Itália colocou a atividade do vulcão em alerta laranja, a segunda mais grave, depois de terem sido registadas fortes explosões estrombolianas – um tipo de erupção – “de intensidade crescente”, como diz o organismo em comunicado. O vulcão entrou em erupção às 00:39 locais (menos uma hora em Portugal Continental).
Para já não foram ainda relatados pelas autoridades italianas quaisquer tipos de danos, nem a intensidade da erupção, não tendo sido desviados voos no aeroporto da Catania. A última atualização indica que o material vulcânico ainda não tinha ultrapassado o Valle del Leone, que fica no caminho para o cume do vulcão.
Nas redes sociais não demoraram a aparecer publicações do momento em que o vulcão entrou em erupção. Vários grupos de turistas foram mesmo obrigados a regressar da sua excursão assim que saiu a nuvem de fumo, como mostram publicações feitas na rede social X.
Mt Etna erupting during our tour- all safe but it was scary! #sicily #etna pic.twitter.com/nHOKkCSJeQ
— Jamie Boone (@JamieBoone) June 2, 2025
A powerful eruption of Mount Etna sent tourists running as a huge ash plume rose into the sky on Monday. pic.twitter.com/U7dJTUoKO7
— AccuWeather (@accuweather) June 2, 2025
O vulcão Etna fica situado entre as cidades de Messina e Catania, é um dos vulcões mais altos da Europa e está em constante estado de erupção, tendo sido a última grande erupção registada em fevereiro deste ano.