Tem um trabalho rotineiro? Há uma maior probabilidade de declínio cognitivo ou demência

CNN , Sandee LaMotte
30 mai, 18:00
Stress (Pexels)

Uma pesquisa levada a cabo por investigadores noruegueses revela que um emprego com pouca estimulação mental pode resultar em perda de cognição e demência após os 70 anos.

Trabalhar arduamente o cérebro no seu emprego pode compensar de várias formas, além de impulsionar a sua carreira - pode também proteger a sua cognição e ajudar a prevenir a demência à medida que envelhece, segundo um novo estudo.

A investigação indica que ter um emprego rotineiro com pouca estimulação mental durante os 30, 40, 50 e 60 anos está associado a um risco 66% mais elevado de deficiência cognitiva ligeira e a um risco 37% mais elevado de demência após os 70 anos, quando comparado com um emprego com elevadas exigências cognitivas e interpessoais.

“Os nossos resultados mostram o valor de ter uma ocupação que exija um pensamento mais complexo como forma de manter a memória e o pensamento na velhice”, diz a autora principal, Trine Edwin, investigadora do Hospital Universitário de Oslo, na Noruega. “O local de trabalho é realmente importante para promover a saúde cognitiva”

Os anos passados na escola ajudam, de facto, a contrariar o impacto de um trabalho repetitivo, mas não totalmente, diz Edwin. Frequentar a faculdade, por exemplo, reduz o impacto de um trabalho repetitivo em cerca de 60%, mas não anula totalmente o risco.

“Permanecer ativamente envolvido na vida, manter um sentido de propósito, aprender coisas novas e manter-se socialmente ativo são ferramentas poderosas para proteger contra o declínio cognitivo à medida que envelhecemos”, diz Richard Isaacson, diretor de investigação do Instituto de Doenças Neurodegenerativas na Florida, num e-mail.

“Da mesma forma, este estudo mostra que o envolvimento cognitivo no trabalho também pode ter benefícios profundos na nossa luta contra a demência”, continua Isaacson, que não esteve envolvido no novo estudo.

“Tal como podemos usar o exercício físico para desenvolver e manter os nossos músculos, exercitar o nosso cérebro através de tarefas de trabalho mais envolventes e interações académicas contínuas parecem também ajudar a afastar a demência”.

Trabalhos de rotina são frequentemente repetitivos

O estudo, publicado na Neurology, a revista da Academia Americana de Neurologia, analisou dados de saúde e profissionais de 7000 noruegueses que foram seguidos desde os 30 anos até se reformarem aos 60 anos.

“Muitos outros estudos sobre este tema analisaram apenas os empregos mais recentes que as pessoas tiveram”, esclarece Edwin, “mas devido à base de dados nacional que temos na Noruega, pudemos seguir as pessoas durante grande parte das suas vidas”.

Para fazer a análise, Edwin e a sua equipa categorizaram as exigências cognitivas de 305 profissões na Noruega. Os empregos de rotina que não foram classificados como “cognitivamente protetores” envolviam frequentemente tarefas manuais e mentais repetitivas, como é típico do trabalho fabril e da contabilidade.

"Se não o usarmos, perdemo-lo"

Muitas pessoas no estudo permaneceram em empregos com o mesmo grau de complexidade durante a sua vida ativa. Esta consistência foi um dos pontos fortes da pesquisa, na medida em que permitiu aos investigadores estudar o impacto de um tipo de emprego ao longo do tempo, afirma Edwin. No entanto, o estudo não pôde ter em conta as diferenças de funções dentro de uma determinada categoria profissional.

“Como se costuma dizer, se não o usarmos, perdemo-lo. O mesmo se aplica ao envolvimento cognitivo ao longo da vida", acrescenta Isaacson.

“Embora eu especule que as pessoas com risco de Alzheimer estariam bem servidas se aproveitassem as oportunidades de progressão profissional, aprendessem novas tarefas e aperfeiçoassem as suas competências no trabalho ao longo de um período de tempo, mais estudos ajudarão a clarificar quais as atividades específicas que têm mais benefícios para a saúde do cérebro”, diz.

Adotar um estilo de vida saudável para o cérebro, como uma dieta de estilo mediterrânico, limitar o consumo de álcool e deixar de fumar, controlar os fatores de risco vascular, como a hipertensão arterial, a diabetes e o colesterol elevado, avaliar e tratar regularmente a perda de audição e de visão, e, ao mesmo tempo, “dormir o suficiente e gerir o stress, pode ajudar as pessoas a travar o declínio cognitivo”, conclui.

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