Covid-19: Vacinas com mRNA seguras para doentes com insuficiência cardíaca

Agência Lusa , DCT
28 ago 2022, 14:32
Vacina (AP Photo/Eraldo Peres)

Os doentes com insuficiência cardíaca apresentam um risco aumentado de hospitalização, necessidade de ventilação mecânica e morte por covid-19

As vacinas contra a covid-19 baseadas no RNA mensageiro (mRNA), como as da Pfizer e da Moderna, são seguras para doentes com insuficiência cardíaca, segundo uma investigação agora apresentada no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Barcelona.

O estudo, realizado pelo Hospital Herlev, da Dinamarca, concluiu que as vacinas contra a covid-19 com recurso a RNA mensageiro estão associadas a um risco de morte mais baixo em doentes com insuficiência cardíaca e não estão associadas a um risco acrescido de agravamento de problemas do coração como insuficiência cardíaca, tromboembolismo venoso ou miocardite.

Citada pela Efe, a chefe do estudo, Caroline Sindet-Pedersen, do hospital de Herlev, referiu que os resultados indicam que os pacientes com insuficiência cardíaca devem ter prioridade na vacinação.

“As vacinas contra a covid-19 continuarão a ser importantes para prevenir a morbilidade e a mortalidade em populações de doentes vulneráveis, por conseguinte, os estudos que enfatizam a segurança destas vacinas são essenciais para tranquilizar aqueles que possam estar hesitantes e para assegurar a continuação da utilização das vacinas”, acrescentou.

Os doentes com insuficiência cardíaca apresentam um risco aumentado de hospitalização, necessidade de ventilação mecânica e morte por covid-19.

O estudo analisou 50.893 pacientes com insuficiência cardíaca não vacinados contra a covid-19 e 50.893 pacientes com insuficiência cardíaca inoculados com uma das duas vacinas com RNA mensageiro em 2021.

A investigação seguiu os participantes durante 90 dias para determinar possíveis causas de mortalidade, agravamento da insuficiência cardíaca, tromboembolismo ou miocardite a partir da data da segunda vacinação.

“O estudo sugere que não deve haver preocupação quanto aos efeitos secundários cardiovasculares das vacinas contra o RNA mensageiro em pacientes com insuficiência cardíaca e os resultados apontam para um efeito benéfico da vacinação sobre a mortalidade”, concluiu Sindet-Pedersen.

Relacionados

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados