Estudo: beber cerveja não engorda e até faz bem aos intestinos

4 jul 2022, 12:19
Oktoberfest: festa, famosos e muita cerveja [Reuters]

CINTESIS afirma que a cerveja pode prevenir doenças como a obesidade, a diabetes e as doenças cardiovasculares

Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), no Porto, concluíram que «beber cerveja faz bem à microbiota intestinal», fator que tem sido associado à prevenção de doenças crónicas como a obesidade, diabetes e cardiovasculares.

Em comunicado, o CINTESIS revela esta segunda-feira que o estudo, publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry e que também envolveu investigadores da NOVA Medical School - Faculdade de Ciências Médicas, conclui que a ingestão de cerveja pode mesmo ser benéfica para a saúde.

«O consumo de cerveja contribui para a melhoria da composição da microbiota intestinal, fator que tem sido associado à prevenção de doenças crónicas muito comuns, tais como a obesidade, a diabetes e as doenças cardiovasculares», lê-se no comunicado.

O estudo foi realizado em homens saudáveis, entre os 23 e 58 anos, que participaram num ensaio, ao longo de quatro semanas, que consistia em beber diariamente 330 mililitros (ml) de cerveja, com ou sem álcool.

Leia tudo sobre este tema na CNN Portugal

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados