Jovens que não dormem o suficiente consomem mais dois quilos de açúcar ao longo do ano letivo

CNN Portugal , DCT
8 jan 2022, 16:47
Açúcar

Má qualidade de sono e horas insuficientes de descanso podem desencadear más escolhas alimentares

Um recente estudo da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, vem revelar que os adolescentes que dormem horas insuficientes todas as noites apresentam uma maior probabilidade de fazer más escolhas alimentares ao longo do dia, podendo isso resultar num maior ganho de peso e doenças associadas ao excesso de peso.

De acordo com o estudo, publicado na revista Sleep, os adolescentes que não dormem horas suficientes comem mais alimentos que fazem aumentar rapidamente os níveis de açúcar no sangue, como hidratos de carbono simples, alimentos processados e bebidas açucaradas. A vontade por consumir este tipo de alimentos acontece ao final do dia, pelas 21:00.

Para o estudo, os cientistas analisaram o impacto de horas de sono, tendo dividido 93 adolescentes em dois grupos: um em que apenas dormiram seis horas e meia por noite (tempo insuficiente tendo em conta a faixa etária) e outro em que dormiram nove horas e meia por noite (tempo adequado) ao longo de uma semana. O aporte calórico diário ingerido, o tipo de macronutrientes e o indíce glicémico dos alimentos consumidos foram também analisados.

Depois de cruzarem os dados obtidos e de fazerem estimativas para as consequências a longo prazo, os cientistas detetaram que dormir horas insuficientes leva a um consumo de mais 12 gramas de açúcar por dia. Ao longo do ano letivo, esta relação entre sono e alimentação pode resultar em mais de dois quilos de açúcar. 

Os cientistas concluíram ainda que os jovens que não dormem o suficiente tendem a comer menos frutas e vegetais ao longo do dia, acabando por ter uma alimentação pouco equilibrada.

Relacionados

Vida Saudável

Mais Vida Saudável

Patrocinados