Informado em todas as frentes, sem interrupções?
TORNE-SE PREMIUM

OFICIAL: Nani termina a carreira aos 38 anos

8 dez 2024, 19:08

Internacional português estava vinculado ao Estrela da Amadora

Cai o pano sobre a carreira de um dos mais icónicos internacionais portugueses deste século. Nani, de 38 anos, anunciou este domingo que terminou a carreira profissional. Num percurso que despontou entre Real e Sporting, a estreia enquanto sénior aconteceu em 2005/06.

Nessa temporada, o avançado conseguiu seis golos e cinco assistências – tal como em 2006/07 – em 36 jogos. Foram motivos suficientes para se juntar a Cristiano Ronaldo no Manchester United, a troco de 25.5 milhões de euros.

Depois de conquistar a Liga dos Campeões, em 2008, Nani cumpriu mais seis temporadas pelos «Red Devils», antes de rumar ao Sporting, por empréstimo. No regresso a Alvalade, em 37 partidas, acumulou 12 golos e sete assistências.

Seguiram-se passagens por Fenerbahçe, Valência, Lazio – o regresso ao Sporting em 2018/19 – Orlando City (EUA), Venezia, Melbourne City (Austrália) e Adan Demirspor. Por fim, em julho, Nani assinou pelo Estrela da Amadora. Ao cabo de dez partidas, conseguiu um golo, diante do Boavista (2-2).

Curiosamente, o derradeiro jogo da carreira de Nani aconteceu em Alvalade, a 1 de novembro.

 

«Como sabem, tudo tem um fim e neste momento tomei a iniciativa de tomar uma decisão muito importante, talvez a mais importante da minha vida profissional, de deixar de jogar como profissional. Vou pendurar as minhas botas, mas com um sentimento de dever cumprido como atleta, como companheiro, como profissional. Foi uma carreira bonita, de muitas conquistas. Por isso, chegou o momento em que era importante tomar uma decisão.»

«As oportunidades indicam que estou preparado para avançar por outros caminhos. Por exemplo, a academia que estou a construir para os mais jovens. Perder o meu pai fez com que tivesse noção de que quero passar mais tempo com a minha família. Preciso de estar com eles.»

«Não vos podia deixar de agradecer por me ajudarem a alcançar os meus objetivos, a ultrapassar todos os obstáculos. O futebol deu-me muito. Quero devolver o que o futebol me deu e tenho uma grande oportunidade de o fazer. Um forte abraço a todos e até já», disse, nas redes sociais.

 

Pela Seleção Nacional, Nani acumulou 112 internacionalizações, entre setembro de 2006 e julho de 2017. Na estreia, na derrota com a Dinamarca (4-2), o avançado apontou um golo. Seguiram-se outros 24 golos, o último apontado diante da Nova Zelândia (4-0), em junho de 2017, na Taça das Confederações.

Em todo o caso, são inesquecíveis os três golos apontados no Euro 2016 – Islândia, Hungria e País de Gales – assim como a braçadeira utilizada durante a final com a França. A noite de 10 de julho de 2016 não foi esquecida no vídeo de despedida de Nani.

 

O currículo recheado conta com Europeu, Champions, Mundial de Clubes, Taça de Portugal (3), Taça da Liga, Premier League (4), Supertaça de Inglaterra (4) e Taça da Liga inglesa (2).

No referido vídeo de despedida de Nani, a última voz pertence a Ricardo Quaresma: «Lá vai o Nani, vai marcar um golo, vai dar um mortal, lá vai o Nani».

Relacionados

Informação em todas as frentes, sem distrações? Navegue sem anúncios e aceda a benefícios exclusivos.
TORNE-SE PREMIUM

Liga

Mais Liga

Mais Lidas